terça-feira, 17 de junho de 2014

#VaiTerCopa e Dilma


(O texto tinha começado com um caminho e acabou tomando outro, então acabei apagando o início. Divirtam-se com esse começo sem pé nem cabeça).


Nesse semestre aprendi também que trabalhos são coisas do demonho. Eles fazem com que você queira esfolar a cara do seu amigo. Sério, galera... Esse semestre se superou. Não sei se era o cansaço me consumindo, não sei se a paciência me abandonou ou se o problema eram os outros. Tenho perdido a paciência com família, amigos, trabalho e desconhecidos. Sim, até desconhecidos.
Esses dias (pré-copa) eu esqueci o fone de ouvido em casa e fui obrigada a ouvir as pessoas do ônibus. Eis que uma mulher ─ magrela, cabelos finos, baixinha e voz estridente ─ começa a conversar com o cobrador sobre os protestos no metrô. O argumento dela era INCRÍVEL: “A Dilma é uma vadia. Aposto que o salário dela vai estar na conta no final do mês, mas e esses coitados do metrô? Eles só querem um aumento!”
Podemos perceber que a pessoa nunca foi líder de nada. Seu povo quer 35% de aumento, você vai lá e dá? Isso abriria espaço para que todo mundo protestasse pedindo 35% de aumento. A economia iria para o brejo e seria a maior bagunça. Ah, eu sou estagiária... Preciso de um salário maior (de fato preciso).
Outro ponto a ser observado: por que a Dilma seria uma vadia? Ela é a Presidente da República, eleita pelo povo, participou da luta armada contra a ditadura. Ela tem idade para ser minha vó.
O que também nos leva a questionar os últimos atos na Copa sobre xingar a presidente. Eu não sou petista, vamos concordar. Sou super mega máster contra os bolsa-isso, bolsa aquilo que nosso governo oferece. Essa é a forma mais simples de afundar a população na lama e ganhar votos. Odeio isso.
Mas isso não nos dá o direito de xingar a mulher. Se ela fosse uma ditadora que chegou ao poder com um golpe de estado, tudo bem. Xinguem, joguem pedra, prendam, segurem, agarrem, capturem. Mas não! A Dilma está ali porque NÓS a colocamos lá.
Eu não votei nela, talvez você não tenha votado também; mas somos o povo brasileiro e poucos pagam por muitos. Não quer mais a Dilma? Ok, ok... É SÓ NÃO VOTAR MAIS NELA.
Por mais que ela tenha dito que não se sentiu ofendida, vamos concordar... Todo mundo se sentiria ofendido. Imagine-se como um grande líder... E seu povo manda você tomar no c. Eu me sentiria frustrada. É tudo que um líder não quer ouvir.
Mas o pior é que a grande maioria não foi para aquele estádio com essa intenção. Meia dúzia começou e o resto seguiu a onda. Qual é o problema dessas pessoas? Gente, pensem! Nem foi ela que escolheu a copa no país!
“Ah, mas ela rouba o dinheiro”. Disse o cara com Windows pirata, né? Não estou justificando a roubalheira que é o país, mas vamos ser justos... As pessoas nem sabem mais do que estão falando. Roubaram dinheiro público? Cadê as provas? A galera reclama sem nem saber do que.
A mesma coisa sobre aquele moleque que estava na manifestação aqui em SP e o pai foi buscar. Minha primeira observação é a voz de criança. O que aquele menino sabia para poder estar ali protestando?
Não estou dizendo que pessoas do Ensino Médio são burras (algumas são, de fato). Há dois anos eu já sabia bem o que queria e tinha vontade de protestar a respeito de várias coisas, mas perae! Ele protestava por educação e saúde, mas o pai disse que pagava escola. Como ele pode protestar por algo que não conhece?
Acho que devemos protestar em solidariedade aos outros, mas com calma. Precisamos pensar antes, refletir, etc e tal. O que aquele moleque poderia refletir antes de enfiar o nariz onde não era chamado?
Novamente trata-se da mesma onda que pegou as pessoas que xingaram a Dilma no estádio. Aposto que aquele moleque não teve promessas de ano novo como: Vou lutar pelo direito de todo cidadão!
Essa onda também pegou o pessoal do #NãoVaiTerCopa.
Mano, vocês são burros ou o quê?! Que vai ter copa era óbvio! Os estádios prontos, com grama que tem ar condicionado e tudo; um monte de trabalhadores morreram na construção, um monte de dinheiro foi gasto e tudo foi decidido HÁ ANOS.
Não adianta chegar a galera seis meses antes da copa e começar com manifestação. Vocês poderiam colocar fogo no mundo e não mudaria nada! Se não quisessem a copa, tinha que ter feito essa feira toda láááaaa atrás, quando decidiram o país sede.
Outra coisa que ouvi no transporte coletivo nos últimos tempos foi: espero que o estádio exploda/ que as arquibancadas caiam / que caia um raio no jogador / etc.
As pessoas que estão assistindo os jogos são culpadas de que mesmo? Então pra quê diabos as pessoas desejam o mal uma das outras? Ok, esse é o lado emocional. Vamos para o lado frio: e esse dinheiro todo que foi gasto? Vamos literalmente jogar fora?
Eu não ligo para a Copa. Estou pouco me lixando para quem ganha e quem perde. É claro que tenho minhas preferências, mas não vou berrar se meu time ganhar.
É claro que o país ganha alguma coisa com a Copa. Se os turistas gostarem daqui, nosso turismo será um bom negócio e o tal “legado da copa” servirá de alguma coisa.
Não sou a pessoa mais educada e culta do mundo, muito pelo contrário. Mas tento, a medida do possível, pensar e ter educação. Acho que é o que falta em nós, brasileiros.




Ah, preciso comentar algo.
O que foi aquela abertura da Copa?
Por favor, né...

Um comentário:

  1. Keep Calm and Manaus Olimpiadas de Inverno 2018... huehue Tô de camarote vendo essa zoeira no país e torcendo pro Brasil, só pra ver o circo pegar fogo, pois meu titulo de eleitor tá novin...

    ResponderExcluir