sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Fim do primeiro ano de jornalismo


É, terminou o primeiro ano da faculdade. Me lembro como se fosse ontem quando escrevi um post sobre minha dúvida de cursar Jornalismo ou Medicina.
Bullshit. Faz bem mais que um ano.

Não tenho o perfil para cursar medicina. Talvez um dia tivesse, hoje desandou a coisa toda. Faz um ano que não estudo para uma prova se quer. Sendo honesta, presto atenção em algumas aulas e em outras não. Existem matérias que são um saco, admito. 
Por outro lado, existem outras que são simplesmente mágicas. Você se senta e ouve o que o professor tem a falar como se fosse a história mais legal do mundo sendo contada pela primeira vez na História.

O grande ponto deste primeiro ano foi entender a brisa dos professores. Basicamente, você não tem que decorar nada. Você precisa ENTENDER o que eles estão dizendo. Essa é a dificuldade.
Assim como a matemática, se você não aprender conta de adição, nunca vai conseguir fazer equação de segundo grau.
Na faculdade é a mesma linha de raciocínio. Se você não entende lá na primeira aula o que o professor fala sobre manipulação de fotografias, você nunca vai entender quando ele disser que as árvores não existem de verdade. São apenas uma ilusão criada por nosso senso cultural.

Sim, a coisa segue nessa linha. 

Durante esse ano ainda tive vários momentos em que pensei em fazer Medicina Veterinária. Não abandonar jornalismo, e sim fazer as duas faculdades... Mas claro, não daria muito certo.

Mas enfim... Aí se foi o primeiro ano de jornalismo. 
Não querendo desmerecer, mas já desmerecendo. É um curso fácil (o que é diferente de fraco). Fico indignada sim com quem fica de dp logo no primeiro semestre.
Cara... Saber ler e escrever é bem importante pra estudar jornalismo. 

Não vejo qual é a razão de postar nas redes sociais aquela puta alegria de ter passado pro segundo ano e sem DPs. Primeiro ano... Jornalismo... É sua obrigação não ter dp.
Então não, não cheguei nos meus pais com o sorrisão gritando: PASSSEEEEEI!
Cheguei e disse que tinha passado com notas boas. Apenas. 

Porém, mesmo depois de um ano de faculdade, continuo com a Síndrome do Super Man - que foi apresentada na primeira semana de aula. O professor disse que precisávamos esquecer essa coisa de que, como jornalistas, poderíamos mudar o mundo.

Quando eu estava pensando em que curso fazer, uma frase foi levada em conta.

“Eu ainda acredito que, se seu objetivo é mudar o mundo, o jornalismo é uma arma mais imediatas de curto prazo”. – Tom Stoppard

E aqui estou... 
Apenas indo. Sem nenhuma mudança no mundo, sem nenhum grande feito... Apenas indo.

Hoje fizemos progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário