sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sobre "Homem de Ferro 3" - COM SPOILERS

Antes de mais nada, vamos deixar claro que esse post tem SPOILERS. 




Bom... Eu sou uma grande fã de Homem de Ferro/Tony Stark. Estou esperando ansiosamente por Iron Man 3 desde que assisti o 2, e agora estou ansiosa pela próxima aparição do Stark.
Digo isso porque no pós créditos a bela frase encheu meu coração nerd: Tony Stark retornará.

Minha crítica não vai ser lá grande coisa. Como eu já disse, eu sou uma grande fã, e fãs não conseguem criticar nada com imparcialidade. De modo geral, na minha opinião, o filme foi MUITO-F0#@!!!

Mas vamos aos detalhes...

  • A fraqueza do Stark
A MARVEL fez uma coisa meio estranha...

Tony Stark sempre foi visto como o "gênio, milionário e filantropo" e "não trabalha bem em equipe", como foi dito nos Vingadores. Ele sempre foi aquele cara que faz piadinhas e que considera o super herói mais importante da Terra.
Ok.



Logo no começo do filme ele mostra que seu psicológico está aos cacos. Ele não consegue dormir e tem péssimos pesadelos, além de crises de ansiedade ao ouvir falar do que aconteceu em Nova York (nos Vingadores) e vemos o quão fraco está Tony Stark.

Como vimos no trailer, a mansão dele é reduzida a pó. Dali ele foge correndo voando... Chega à uma vila e encontra um garoto que o ajuda a consertar a armadura e recarregar o JARVIS.
Lá ele trava uma cena de ação com os capangas do vilão... E o garotinho acaba salvando a vida dele. Este mesmo garotinho causa crises de ansiedade no Stark.
O cara lutou com deuses nórdicos, alienígenas, pessoas poderosas... E entra em pânico com as perguntas de uma criança? Ôw Stark.. Seja homem!

Podemos ver o lado mais humano e menos máquina. Legal, realmente legal. Mostra que o Stark não é esse monstro enlatado que muitos pensam que é. Mas seria legal se o pensamento da MARVEL tivesse parado por aí mesmo...

  • Trollagens

Admito que fui TROLLADA por essa imagem.
Ao meu ver, a armadura está atacando o Stark (ou querendo beijá-lo, mas não é o caso). Minha teoria sobre o filme era que o Mandarim controlaria o Jarvis e acabaria colocando as armaduras contra o próprio Tony. Fazia todo o sentido na minha cabeça.
Daí que essa imagem é o seguinte:
A casa está despencando no mar. O telhado começou a cair e o Stark colocou a armadura na Pepper em questão de segundos... A Pepper (dentro da armadura) correu até ele e o protegeu para que o telhado não caísse na cabeça dele.

Muitas outras imagens do trailer e as avulsas que a MARVEL ficou soltando me trollaram. O filme não foi nada do que eu pensei, mas não foi ruim.



  • O Mandarim
O Mandarim foi uma coisa que me pegou de surpresa no filme (outra trollagem).
Nos quadrinhos, ele tem 10 anéis mágicos... Um congela as coisas, um queima, etc e tal. Fiquei pensando como a MARVEL, que faz tudo parecer que poderia ser real, faria para colocar os anéis MÁGICOS do Mandarim na história.
Como vimos no trailer, os anéis existiam mesmo...




Acabou que ninguém nem falou nada de anel no filme. NA-DA.
Pra quem não entende nada das HQ's, os anéis devem ter passado desapercebido ou então devem ter pensado que o vilão tinha tendencias a se tornar cigano.

Me frustrei também com o fato de que o Mandarim era só um bode expiatório. Tratava-se de um ator e nada mais.

Mas devo admitir que a imagem dos quadrinhos foi bem representada pelo figurino do filme. Eu achei muito bem feito mesmo.

  • O vilão de verdade
Acaba que o vilão é um cientista que criou em laboratório o poder do Wolverine de se regenerar... Só que as pessoas que se regeneram EXPLODEM. É um efeito colateral bastante... singular.
Eu acho que poderiam ter feito uma menção sobre o Wolverine. Algo ao estilo "estamos criando isso para reproduzir um efeito já observado em laboratório...". Mas minhas frustrações com a Marvel/Wolverine nunca vão superar o fato de que não falaram NADA no filme do Capitão América.
Qual é?! Se você assistia X-Man no SBT, sabe que eles lutaram juntos na 2a Guerra. Então.. Por que não fizeram um mísero comentário?!

Ok, ok... Passou.
Voltando...

O vilão simplesmente injeta uns negócios nas pessoas e algumas morrem e as outras se tornam endiabradamente bizarras. A Pepper é uma das vítimas desse experimento, fazendo com que o Stark fique p*to da vida.

  • As armaduras
Não precisamos dizer que ele não parou na armadura que vemos nos Vingadores (a que cai do prédio com ele, quando o Loki não consegue espetar o coração do Tony). Imagino que se qualquer um de nós, meras pessoas reais e mortais, tivesse o dinheiro e o intelecto do Stark, também não pararia.
Ele cria um sistema que envolve sensores dentro da pele e mostram para a armadura onde está cada perna, braço e etc. Assim, ele simplesmente faz um movimento ninja e a armadura o envolve como um casulo.

Eu pensei, ao julgar pelo trailer, que isso seria feita na cirurgia. Imaginei centenas de chips pelo corpo dele e tal.. Mas não. Ele simplesmente aplicou os sensores com uma pistolinha.


  • O final
Espalhei falsos spoilers pelo twitter e facebook e tive a reação esperada: pessoas surtando. Fiz isso porque quis ver o mundo pegar fogo um pouquinho. Disse que a Pepper morria.

Ela cai de uma altura consideravelmente mortal e é queimada viva... Mas como ela tinha passado pelo projeto Extremis (paga pau do Wolverine), ela sobreviveu e ainda salvou a vida do Stark na luta com o vilaozão.

tive medo da Pepper nessa parte



Daí que ele EXPLODE todas as armaduras. COMO. ASSIM. CARA?

É a mesma coisa que o final de Harry Potter, quando eles quebram a Varinha das Varinhas. QUAL É O FU*KING SENTIDO DISSO??
R: Agradar a Pepper porque é Natal e eles precisavam de fogos de artifício.
Ah vá se ferrar, Stark! ¬¬


Nos 3 minutos finais todas essas coisas são explicadas às pressas:
- A Pepper foi "curada"
- O Mandarim-ator foi preso
- O Stark tirou o reator do peito e fez uma cirurgia para retirar os destroços de bomba que tinha perto dos órgãos.

QUÊ?
COMO?
OI??

COMO ASSIM O STARK TIROU O REATOR DO PEITO?
Por que só agora? Por que não antes??
MANO, ELE TAVA MORRENDO NO SEGUNDO FILME POR CAUSA DO REATOR, E AGORA, DO NADA, O MALUCO RESOLVE TIRAR???!
Sério, eu odiei isso.

Daí que ele não quer mais as armaduras?!
No final o doido ainda diz que podem tirar tudo dele... Mas ele continuará sendo o Homem de Ferro.

Meu filho, como você vai ser o Homem de Ferro sem a pilha pra ligar os bagulhos? Acaba se tornando nada mais do que a Máquina de Guerra, que era só uma armadura... Sem nenhuma ligação com seu 'piloto'.

Essa parte ficou UM LIXO.

...Mas de resto foi muito bom.
Acho que fiz um post de coisas ruins do filme e nada de coisas boas.
Mas olha, vale a pena conferir nos cinemas.

Hoje fizemos progresso





2 comentários:

  1. Cara eu to indignado ate agora tbm!mas q porra e essa de tirar o reator? Cara é osimbolo do homem de ferro e ele faz toda essa putaria??? Porra mano, porra!

    ResponderExcluir
  2. Sinto cheiro de Omelete aqui... mas tudo bem....
    Só vim ler agora...
    O filme é bem dramático para um nerd...
    irei mandar meu endereço para O Robert para da próxima vez ele mandar alguma armadura cá pra casa...
    Sendo um Fã... O filme não teria como ficar ruim...
    Perfect...

    ResponderExcluir