sábado, 20 de abril de 2013

Cuidado com sua cultura

Fazem 4 anos que escrevo nesse blog e durante todo esse tempo dedico parte de minha vida a um pequeno objetivo: entender as pessoas.
Até hoje não consegui, e creio que não estou nem perto de começar. Eu deveria estudar Psicologia só para começo de conversa.

Eu sempre tento ver as coisas por pontos de vista diferentes. Muitas vezes a cultura de um povo é tão diferente do outro que acabamos por simplesmente ignorar o fato de que eles nasceram e foram criados com aquilo em suas mentes... Não conseguem raciocinar fora de suas caixinhas.
Gosto de usar as vacas como exemplo. Não há nada pior do que comermos carne de vaca enquanto em outras culturas ela é um deus. Isso é o maior desrespeito que podíamos oferecer a outra cultura.
Depois as pessoas vêm dizer que os coreanos comem cachorros... Ok, é nojento. Mas ao menos os cachorros não são nossos deuses. Eles são apenas bons e fiéis amigos. É triste, mas é um fato.

Mas existe uma coisa que complica minha mente em relação às diferenças culturais: Como você pode achar que está fazendo o bem matando pessoas?

Fui criada de acordo com os valores cristãos, mas nem por isso acredito fielmente no que a Igreja prega. Ok, você pode alegar que as sociedades ocidentais são bem mais liberais.
Sim, sim! Mas durante muitas décadas fomos reféns de uma Igreja cruel e autoritária, que torturava e queimava mulheres em fogueiras.
Se nós conseguimos nos desvincular desse absurdo, por que eles não conseguem?
Seria muito egocentrismo dizermos que apenas nós somos evoluídos o suficiente para quebrar as regras culturais.

É claro, não seria fácil para eles saírem de suas caixinhas. Mas para nós, ocidentais, também não foi. Milhares de pessoas perderam suas vidas e seus nomes não são lembrados por nenhum de nós.

Me pergunto então, por que eles continuam a fazer aquilo?

Durante o final da 2a Guerra Mundial, no julgamento dos generais nazistas, foi perguntado a eles a razão de fazerem tais crueldades. A resposta foi: Por que eu acreditava.

Então chegamos à conclusão de que eles acreditam fielmente em suas crenças e que não querem mudá-las. Já pararam pra pensar que eles TALVEZ possam estar certos e nós, ocidentais, errados?

Quem nos dá a garantia de que as mulheres podem mostrar o rosto, cabelo, canelas, etc? Quem nos garante que mulheres podem dirigir? Ou então que as vacas são mesmo deuses? Ou que só existe um único Deus?

Sempre pensem nos dois lados da moeda.

Para nós, tudo isso é absurdo. Mas isso é porque nós acreditamos.
Nossos colegas terráqueos acreditam em coisas diferentes, mas... Quem está certo? Por que NÓS temos que estar sempre certos? Não é muito egoísmo?

É um absurdo falarmos que estamos certos sem pensar um pouco.
Talvez nós, seres humanos, não fomos feitos para sermos livres. Ou talvez sim...

Para nós cachorros são amigos e vacas são alimento. Ambos são animais, sentem dor e servem para nos alimentar. Por que tanta compaixão com apenas um deles?

Obs. Não estou dizendo que vou assar meu cachorro no churrasco de domingo e que vou criar uma vaca na minha sala.

Hoje fizemos progresso.

2 comentários:

  1. "então você para no engarrafamento e xinga todo mundo que está alí, pois por causa deles o engarramento está acontecendo e não por sua causa"

    Isso ouvi numa palestra... a mais singela explicação de que não sou o único que tenho e que que causo problemas...

    O limite da cultura é o fanatismo... chegando aí já temos problemas sérios... muito sérios...
    Assim todos os dias nasce uma nova igreja evangélica com as doutrinas de um Pastor, e não realmente de Deus... a vida é assim... O Gafanhoto querendo comer o Leão... mas no final são todos as mesmas coisas... Na morte não vai existir cultura nenhuma... apenas um corpo... Cada um segue o que bem quer, ou o que lhe for imposto como obrigação... mas do mesmo jeito tem a liberdade pra dizer não... podendo morrer ou viver por isso... O que vale é apenas o respeito entre as diferenças e não a imposição... Livre arbitro... foi isso que Deus deu ao homem...

    ResponderExcluir
  2. Ok manolo, mas você não está vendo os dois lados da moeda.
    O gafanhoto querendo comer o leão... Ok, mas como você sabe que tal lado é o gafanhoto e tal lado é o Leão?
    Pode ser que nossa cultura seja o gafanhoto.

    ResponderExcluir