terça-feira, 1 de maio de 2012

Dor


então, aqui estamos novamente... Eu escrevendo e você lendo. 
Creio que nunca mencionei esse assunto aqui no blog, então... eis uma novidade para os que acompanham as postagens: Minha relação de amor e ódio com meus joelhos. 


Pergunto à você, meu caro leitor, como alguém pode aprender a apreciar uma coisa que não gosta?

A dor, meus caros, não é bem vinda, seja lá em que intensidade ela for. Nunca foi, nem nunca será.
Não digo no sentido poético. Digo no físico mesmo. A dor da carne.


No frio ela piora. Sei que parece história de avó, mas é verdade. Sinto na pele. A cada passo um prego sendo cravado em meus ossos. E sim, esse é um texto verídico. Não é um conto, uma história criada pela minha mente.

Não, não está tão frio assim.
Já passei por madrugadas mais geladas, com mais dor.

Porém hoje tive vontade de escrever.
Simplesmente uniu o útil ao agradável (sentiu a ironia, né?), já que gosto de escrever às 3 da matina e não consigo dormir muito bem quando estou com dor. 

Aos que não sabem, tenho uma coisinha idiota no joelho chamada “condromalácia” (eis o link da "wikipédia") 
É uma coisinha idiota, mas ainda assim, dói. Isso me custa alguns dias mancando, me custa a incapacidade de correr e a incapacidade de subir uma escada como uma pessoa normal. Também não consigo pular degraus e andar de bicicleta. 
Imagine pisar num lego... e a dor aparecer dentro do joelho em vez de aparecer no pé. É mais ou menos essa a intensidade. 

Eu estou tratando isso. Tomo minhas pílulas vermelhas duas vezes ao dia, e minhas aplicações de Fermathron de 10 em 10 dias. É com certeza o tipo de coisa que deve-se procurar no youtube e assistir. (clique aqui para assistir - o vídeo não é meu, mas é EXATAMENTE a mesma coisa).

Mas, mesmo assim, nas madrugadas geladas meus joelhos doem. Levanto para dar uma “volta” e eles pioram. Mas, refaço a pergunta do início: como alguém pode aprender a apreciar uma coisa que não gosta?
Aprendi a apreciar meus momentos de dor (não é masoquismo, oka?).
Ela nos lembra que estamos vivos.
E sabe... É bom lembrar que estamos vivos.
É som lembrar que existem problemas maiores do que nossos pequenos dramas do dia-a-dia; e é bom lembrar que se eu com essa coisinha insignificante já tenho minhas limitações, imagine quem tem coisa pior...
O grande problema é que nós, seres humanos, somos como animais. Um animal com dor ataca qualquer um que se aproxime. Atropele um cachorro e vá prestar socorro em seguida.
Frio é sinônimo de dor. Dor é sinônimo de ataque.
E é por esse tipo de coisa que aprendi a apreciar meus picos de dor.
Apreciar a vida... de uma maneira diferente. Mas ainda assim, apreciar.




Mas enfim...
Que bela madrugada gelada, não?


Hoje fizemos progresso.




3 comentários:

  1. Buenos dias! Ok, meu espanhol é uma droga,então alguem ai ta com dor no joelho? Não vou dar uma de sínico e dizer, tudo bem vai passar, mas de boa Gabi, que bom que aprendeu a lidar com seu...obstaculo diário, assisti o video, e sinceramente me deu um arrepio na espinha.

    Sabe eu tentei colocar um Gif animado aqui pra animar um pouco o comentário, mas (o burrinho aqui) não consegui.
    então ai vai a url,
    http://i.imgur.com/Kog1K.gif

    Animo garota! não faço ideia da sua idade mas, uma coisa e certa, conseguir acordar todos os dias já é uma vitoria, mesmo apos ir pegar no sono apos as quatro da manha,lidar com os sentimentos, ou o fato de acreditar que eles existem é uma dadiva dada a uma raça que ainda tem muito o que aprender da vida, a dor, é apenas um deles, difícil, só para aqueles que colocam o problema a frente da solução,pareço otimista demais, pois bem, você me inspirou, convenhamos, para você que esta lendo esse comentário, sentir uma dor daquelas no joelho e poder se concentrar para fazer um post é coisa de outro mundo, portanto parabéns capitã psicótica, http://i.imgur.com/xOuGF.gif, e força, afinal os dias são severos, mas a felicidade vale a pena.

    Por: Robson.F.Santos.

    Eu leio panico psicótico.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com medo agora '-', já fui no ortopedista de joelho, ele passou o raio-x para fazer e ainda n fiz... é bem provável que eu tenha desenvolvido isso.... 5 anos de Karatê forçaram muito meus joelhos.... Mas é a vida, nenhum ser humano é perfeito.... aqui estou eu, com algumas doenças nas costas tb, mas poderia ser bem pior... o bom é que estamos 'vivos'... e estamos em uma situação 'favorável' a sobrevivência sem muitas dificuldades...

    ResponderExcluir
  3. Bah Gabi, nem sabia que tu tinha isso e chegou a doer em mim as imagens do video.
    Não tem muito o que se falar né, sendo otimista com todo aquela papo de que poderia ser bem pior e bla bla bla, mesmo assim é difícil de aceitar né.
    Espero que amenize ou se acostume com tudo.

    ResponderExcluir