quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Coração de Tinta - minha crítica, minha teoria.

Acabei de assistir esse filme.
A conclusão é muito legal: E se os personagens de um livro ganhassem vida?

Sinopse: Meggie trocaria facilmente sua vidinha chata pelas aventuras que costuma ler nos livros. Pois parece que seus pedidos foram atendidos. Seu pai Mo, com quem mora sozinha depois do desaparecimento de sua mãe, esconde um estranho segredo - ele é capaz de trazer os personagens dos livros à vida quando lê seus trechos em voz alta. Esta habilidade pode ter relação com o sumiço da mãe de Meggie mas, antes que a menina descubra mais, o vilão Capricórnio surge das páginas de "Coração de Tinta" em busca dos poderes de Mo para realizar seus planos. Agora, com a ajuda do misterioso Dedo Empoeirado e de sua tia-avó Elinor, Meggie e o pai entram em um intrigante mundo de magia para impedir o maligno Capricórnio e quem sabe finalmente encontrar sua mãe perdida.

Ok...

mas vamos à minha teoria sobre o filme.
Para escritores, pré-escritores ou simples metidos a escritores; é um ótimo filme!

Eu aposto R$10,00 que todo escritor já quis um único dia, ver seu personagem.. falar com ele.. estar no mundo dele.. 
Eu vivo fazendo isso.


Fico imaginando como seria uma conversa entre eu e ele; o que ele pensaria, discutiria.. isso ajuda muito na construção do personagem.
Mas você já parou pra pensar que a 'realidade alternativa' em que os personagens se encontram, é real?
É real na mente de quem escreve, de quem lê.
Todos temos nossos personagens...

voce pode não ler nenhum livro, mas pelo simples fato de estar lendo meu blog, já sou um fruto da sua imaginação; voce sabe o que gosto, o que não gosto; meus problemas, meus gostos... e tudo isso, só usando palavras.
Voce nunca me viu (talvez), nunca falou comigo..
Não tem como saber que sou real.

Mas mesmo assim, você deve me imaginar de alguma maneira, certo?

É assim que acontece com os livros.
São pessoas de verdade, só que não sabemos onde moram, com quem moram.. em que mente vivem.

E é esse o fato. Personagens são reais.
Qualquer ser que eu venha a criar, passa a ser uma parte de mim.. ele passa a ser um filho querido, que viverá eternamente em minha mente.


Não sei se você está entendendo...
Por exemplo.. quando você leu Dom Casmurro...
Vai me dizer que não lembra do Bentinho. Vai dizer que não lembra da Capitu.
Então, meu caro leitor... eles são reais!
Na sua mente, claro.
Na minha mente, 
na do autor e dos seus leitores.

Acredito que todo personagem existe.
acredito sim que um dia, nós escritores (ou metidos a escritores) vamos nos deparar com eles.
Pode ser em sonhos, pode ser depois da morte, pode ser numa psiquiatria.... 

Mas um dia vamos vê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário