sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Loucos, Retardados e Cruéis: Humanos

Vou dar um exemplo de cada coisa do título (não está necessariamente em ordem)

Exemplo 1
hoje aconteceu um negócio chato lá na escola.
uma professora morreu.

tipo.. eu nem conheci, então não surtiu tanto efeito em mim. Mas fiquei triste por eles, é claro.
mas pra dizer isso, colocaram nossa querida - queridíssema na verdade - pra nos contar isso.
e ela foi tão... sutil. e então ela começou a se extrapolar:
"...e o velório vai ser hoje de tarde, porque o corpo já está.. podre! e não pode ficar muito lá, se não começa a sair liquidos pelos orificios e aí começa a cheirar mal. Muito triste isso... mas, vamos pro exercício 5?"

Faltava uns 5 minutos pra acabar a aula. Eu sinceramnete acho que foi muito cruel da parte dela.
Eu acho que ela deveria ter dito apenas o mínimo. As pessoas não precisam ouvir os detalhes de coisas desagradaveis.

Exemplo 2
Uns dias atras lá na escola aconteceu uma coisa que eu achei muito.... putz.... muito ruim.
tem uma menina lá que a gente não vai muito com a cara. e ela está sempre enchendo o saco.. e é muito irritante, porque ela não para de falar! Tenho vontade de costurar a boca dela com uma agulha. ¬¬
E uns dias atras, ela estava lá.. enchendo o saco da gente como sempre. Então, uma amiga minha fez o seguinte: "Fulana meu amor... Vai pra lá!" E empurrou a menina com tudo pra longe da gente.

PÕ! Eu achei isso uma sacanagem monstra.
Uma coisa é a gente não ir muito com a cara dela;
a outra é voce fazer isso com outra pessoa.
Ela pode ser chata e estranha, mas... é um ser humano!
Tem sentimentos e (com certeza) se magoou com isso.
Depois o pessoal foi lá dizer pra ela que foi brincadeira. ela disse que tava tudo bem, mas...
eu achei isso uma sacanagem.

Exemplo 3
Conheço um moleque que é chato.
Mas ele gosta de mim (quem não gosta de mim, não é? Brinks)
E ele é extremamente prestativo..
ser prestativo é bom; mas como ele é ruim.
e depois que voce se liga que ele só quer atenção... voce fica com dó, e tenta dar atenção... mas se irrita contra sua vontade. e com isso, evita magoar a pessoa e acaba deixando-a falar sozinha.
é triste ver a pessoa SEMPRE vim te dizer "Oi Gabi, tudo bem?" e ter que não responder...
E o pior é que já falaram isso pra ele. Mas ele se faz de besta... continua sendo chato porque quer. Já tentamos ajudar de todas as maneiras possiveis. Mas ele não aceita a ajuda.. então... só nos resta evitar de magoá-lo; como? Ignorando-o.

E essas três frases marcam grande parte da  humanidade: Loucos, Retardados e Cruéis.
todas estão interligadas, mas são vistas de pontos de vista diferentes. E então voce nota que todos somos iguais.. não importa o que façamos para melhorar.. alguém vai sofrer com sua mudança; alguém vai dizer que voce é louco, outro vai dizer que é retardado e outros vão dizer que voce é cruel.
Então.. tudo faz parte de um Sistema de sociedade humana; ninguém está feliz do jeito que é. Estamos sempre tentando ser melhor, fazer melhor, viver melhor... e nunca conseguimos.
alguém sempre vai te dizer alguma coisa.. indireta ou diretamente. Ou então voce mesmo vai dizer.. quando deitar a cabeça no travesseiro vai ouvir sua consciencia lhe dizendo: "Voce está fazendo merda".
É uma espécie de inquietação... que não tem como acalmar.
Não adianta se voce tem amigos, se voce trabalha, se voce é um vegetal...
em algum momento voce vai parar e vai ouvir uma voz lhe dizer que tem algo de errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário