quinta-feira, 27 de novembro de 2014

642 coisas sobre as quais escrever #28 - como colar na escola?

Veja a lista completa em: http://goo.gl/9KqNJm

28. Escreva uma carta à uma criança, explicando-a como fazer certa coisa.
O texto é para teens, não para kids.


Aprenda a colar na prova com a titia Leão

1. Antes de mais nada, você precisa aceitar que essa é uma coisa errada e muito feia. Só deve-se colar quando suas esperanças naquela matéria acabaram. Você também precisa ter a noção de que isso vai ser péssimo para o seu aprendizado.

1.1.1 Primeiro: os professores não são estúpidos. Pense sempre nisso.
1.1.2 Aceitou? Entendeu?
1.1.3 Então vamos lá.

2. Existem várias maneiras de colar. Lembre-se sempre de não colocar seus amigos em risco. Se alguém tem que levar a culpa, esse alguém é você.

2.1 Cuzculega

2.1.1 Não pense que o nerd da sala vai te ajudar. Ele é um mané e vai ficar muito bravo se você pedir cola pra ele. Então, esquece. Seus alvos devem ser os meninos do fundão (seja sempre amigo(a) deles. É ali que você vai rir mais).
2.1.2 Se você é amigx do pessoal do fundão, seu lugar na sala é com eles. Em hipótese alguma mude de lugar no dia da prova. O professor sabe onde você fica normalmente, então vai achar suspeito que você saia de lá. Então, sente-se em seu lugar normal.
2.1.3 Seus olhos precisam estar tão atentos quanto seus ouvidos. Quando o professor estiver de costas, chame a atenção de algum amiguinho e sinalize a questão que você está em dúvida.
2.1.4 Não pense que ele pode ler seus lábios. Faça com a mão o número da questão e espere que ele responda - também com a mão.
2.1.5 Você também pode usar um papel para passar cola para os colegas. Disfarce sua letra, porque algum idiota pode acabar deixando o professor pegar o papel. O papel pode ser substituído por uma borracha. Nesse caso, diga sonoramente (mas sem berrar): "Juciscreydson, me empresta a borracha?". Não murmure pro amigo e depois pegue a borracha. Isso vai ser suspeito.

2.2.1 Se a pessoa que vai te passar cola está sentado atrás de você, as coisas se tornam mais fáceis. Combine previamente como será a comunicação da dupla. Você pode bater lentamente na mesa para indicar a questão duvidosa ou desenhar na prova (ou na mesa). Seu amiguinho poderá te responder "desenhando" a resposta nas suas costas, portanto, sente-se de maneira ereta, não como um corcunda.
2.2.2 Outra maneira é o cochicho. Essa é uma coisa mais arriscada. Você falará sozinho, indicando qual sua dúvida. Seu amigo que está parecendo um papagaio de pirata ouvirá e vai cochichar a resposta.
2.2.3 complicação: o professor pode mandar os alunos manterem certa distância entre si


2.2 Sozinho
2.1.1 Pode-se fazer um papel em casa. Aconselho que seja um papel bem pequeno, algo menor que um cartão de crédito. Escreva lá TODA a matéria. De certo modo, você já está estudando.
2.1.2 Guarde esse papel em seu estojo ou alguma coisa que fique em cima da mesa.
2.1.3 Olhe para o nada com cara de concentração enquanto sua mão abre lentamente o estojo e deixa a cola em posição.
2.1.4 Leia o texto, encontre o que você quer e só então comece a escrever. Não copie deliberadamente da cola.
2.1.5 escreva tópicos em sua mesa. Em letras miúdas, claro.

2.2.1 Se possível, levante-se e vá até o professor para tirar uma dúvida. Na volta, dê uma boa olhada na prova dos colegas.
2.2.2 Se possível, combine com um colega para que uma caneta caia e você se abaixe para pegar. Isso dará alguns segundos a mais para dar uma olhada na prova do amiguinho.

2.3.1 O celular pode ser uma boa opção, seguindo a mesma linha de raciocínio da cola de papel. Coloque-o no meio das pernas ou dentro do estojo, mas pelo amor de Toth... DEIXE. NO. SILENCIOSO.
2.3.2 Escreva as colas em um bloco de notas.
2.3.3. Procure a resposta no Google
2.3.4 Faça um grupo no Whats e compartilhe a prova com todo mundo.

^ na minha época não tinha isso.

2.4.1 Livros em baixo da mesa são algo muito arriscado. Não faça.
2.4.2 Se fizer, tome cuidado. Deixe o livro lá desde o começo do dia e mantenha a página devidamente sinalizada, pois você não terá tempo pra ficar caçando a matéria no meio do seu caderno de um milhão de folhas.
2.4.3 Não faça movimentos bruscos. Pense no professor como um leão faminto.

3.1 E se o professor te pegar?
3.2 Não chore. Peça desculpas e diga que você estava desesperado.
3.3 Diga que você estava muito nervoso porque nunca tinha colado na vida.
3.4 NÃO ENTRE EM PÂNICO. Se você correr de um cachorro, ele vai saber que você está com medo e ele vai te morder.
3.5 Sorria e acene.


Observações gerais:
- SEMPRE confirme se as provas são iguais. Conheço professores de exatas que mantinham o mesmo texto, mas mudavam os números de 10 para 100... De 100 para 1000. Quando você bate o olho, geralmente só lê as primeiras palavras do texto. Então tome cuidado.
- Faça siglas, histórias e musiquinhas na sua cabeça. Entenda o que você vai precisar para a cola.. Quer dizer.. Prova!

Exemplo: Reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
Era uma vez um reino muito distante. O filho (filo) do rei pertencia à minha classe. Ele seguia ordens da família e sempre assistia seriados quando chegava em casa, principalmente do gênero dramático. Faz parte da nossa espécie, né?

Ou então anote na mesa o seguinte: ReFiCla OrFaGêEs
É fácil lembrar de "reflica orfagêes". Parece com "recicla", né? Então metade do assunto você já decorou.




Também tem várias outras maneiras de colar, mas exigem mais trabalho. É o tipo de coisa que você vai precisar na faculdade, não na escola. (hu3 hu3 hu3 hu3 hu33333)





Colar não é crime, mas não é legal. Tente não se tornar um dependente disso. Sério.

Quando confrontado pelos seus amiguinhos moralistas (que no futuro vão acabar se tornando bem piores que você), diga: quem não cola, não sai da escola. É um clichê tosco, mas válido.

Espero ter ajudado, jovens gafanhotos.

4 comentários: