quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Velha cansada

Estamos em outubro, meus caros.
Faltam dois meses para acabar o ano. Pode isso?

Minha noção de passagem de tempo é muito lesada. Parece que faz TANTO tempo que eu estava pensando em qual faculdade fazer, aquela puta preocupação com vestibular... E faz o que? Um ano? Um ano e pouquinho?

Sinto falta da escola.
Não da escola em si, mas da situação em que eu me encontrava. Eu morava numa casa enorme (diva, linda, maravilhosa), estudava do lado de casa, dormia a tarde toda e ia dormir às 8 da noite (se eu assim quisesse).

E é claro, eu sinto falta da irresponsabilidade.

Não estou dizendo que já sou mega responsável, mas em comparação ao ano passado, minhas responsabilidades cresceram uns 500%.
Agora tem todo esse drama de "acordar cedo pra não perder o ônibus", se preocupar com o trânsito na Radial, com os acidentes na CPTM (que terminam de ferrar os ônibus)... Se vai chover, se vai fazer calor... Se meu bilhete único tem créditos...

Cara, no ano passado nem bilhete único eu tinha.

Eu sinceramente não consigo me lembrar de quais responsabilidades eu tinha há um ano. Sinceramente... Eu não estudava verdadeiramente. Ia para a escola e já era. Eu fazia inglês... Talvez essa fosse a única responsabilidade. No meio da semana, no meio da tarde... Era chato, mas legal.

Eu admito que pensava que a faculdade seria mais séria. Pensei que teria um monte de gente intelectual... Mas não. Isso me frustrou, mas não reclamo verdadeiramente. Acostumar-se com a vida boa é fácil.
Não estou esculhambando também. Tenho provas, trabalhos trabalhosos (perdoe o pleonasmo) e o maldito transporte público.
Mas... Em comparação ao que eu imaginava, a coisa é bem mais fácil.

Tenho mania de pensar no pior. Coisas ruins acontecem e eu penso: ok, era previsto.
Poucas coisas me surpreendem... E essas poucas coisas me destroem.

Neste ano tive algumas crises existenciais... Acho que mais do que nunca. Pessoal e profissionalmente falando, eu levei vários nocautes da sociedade.
Questionei se estudar Jornalismo é minha real vocação. Não acredito que escrevo bem. Acredito que escrevo o básico e apenas isso. Brasileiros PRECISAM saber escrever sua própria língua, e já era.

Cheguei a conclusão de que sou fraca.
Aos 17 anos, no primeiro ano da faculdade, nos primeiros seis meses de trabalho... Já estou assim. Cadê a alegria de viver, cara? Cadê o espírito jovem e desbravador?
Me sinto velha.
Não rio mais com vídeos no youtube. Não aprecio tanto quanto antes assistir filmes e seriados. Não acho graça nas brincadeiras dos outros. Eu observo, reclamo e critico. Uma velha chata.
Talvez nem seja isso. Ser uma velha chata talvez faça parte dos golpes que a responsabilidade vai nos dando. Talvez os outros jovens felizes e serelepes não peguem ônibus e metrô, não trabalhem, não pensem.

Mas uma coisa não mudei: continuo achando que ignorância é felicidade e que, enquanto mais você pensa, mais depressivo você fica.

Hoje fizemos progresso




3 comentários:

  1. Você não é a única.

    Também faço parte dos "Jovens idosos" haha

    tenho 20 anos, mas animo de 60 é foda, minha vida mudou muito também quando terminei a escola e comecei a faculdade e o trabalho. Quando estamos na escola queremos que aquilo tudo termine logo, e quando acaba sentimos falta de como era boa aquela época.

    ótimo texto, me identifiquei.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabi Leão como estás? :D Visitasse meu blog há uns dias e eu ainda não tinha vindo aqui ver o teu e ler um pouco, por causa das atribulações da vida não tenho me dedicado tanto a escrever e uma parte é falta de motivação mesmo pra escrever algo... Mas decidi começar por esse seu pequeno texto (crônica) já que os outros são contos enormes..rsrs pq já é bem tarde agora que comento(03:13 da manhã) e estou um pouco cansado...rsrs :P Mas me divertir lendo suas palavras, me pareces uma garota-mulher muito divertida, e bem vinda ao que muitos chamam de "vida adulta". Você não é uma velha chata, e qual o mal em ser velho? ;) (só provocando..rsrs) Mas acho que a palavra certa que você talvez quisesse ter dito aí era: amadurecimento. E vejo que não estás longe disso!

    Bjo!

    Ps.: "A prática leva a perfeição", escreva todos os dias um pouco que com toda a certeza um dia gostarás do que escreve. Ninguém nasce sabendo das coisas né? :)

    ResponderExcluir