sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Paradoxo de Epicuro

"Se Deus é omnipotente, omnisciente e benevolente. Então o Mal não poderia continuar existindo."

Para Deus e o Mal continuarem existindo ao mesmo tempo é necessário que Deus não tenha uma das três características.

-Se for omnipotente e omnisciente, então tem conhecimento de todo o Mal e poder para acabar com ele, ainda assim não o faz. Então Ele não é Bom.

-Se for omnipotente e benevolente, então tem poder para extingir o Mal e quer fazê-lo, pois é Bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto Mal existe , e onde o Mal está. Então Ele não é omnisciente.

-Se for omnisciente e Bom, então sabe de todo o Mal que existe e quer mudá-lo. Mas isso elimina a possibilidade de ser omnipotente, pois se o fosse erradicava o Mal. E se Ele não pode erradicar o Mal, então porquê chama-lo de Deus ?


Aos cristãos que leram isso... Alguém se candidata a explicar?
Hoje fizemos progresso.

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Resposta para os comentários de Aclim: Por que o mal, quer dizer, a ausência do bem, tipo violência contra crianças acontece? Tipo, com bebês por exemplo, ela ainda não teve tempo de saber o que é Deus para que ela possa escolher querer que deus faça alguma coisa(Olá Gabi, Deus é onipotente, onipresente e onisciente, mas ele não pode agir na vida do ser humano se o mesmo não quiser.), e este ainda permite que o mau aconteça a um ser tão indefeso. E aí?

    ResponderExcluir
  4. Eu adoraria ve-los discutindo isso ao vivo *--*

    ResponderExcluir
  5. hahahaha quer ver o circo pegar fogo hahahahahah

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu não culpo Deus por meus fracassos muito pelo contrário, se eu tenho pra mim que ele não existe logo eu tenho pra mim que toda e qualquer falha que eu cometa seja minha e só minha, me torno totalmente responsável pelos meus atos e não fico pensando que exista nenhuma força divina que está me ajudando ou atrapalhando a fazer nada.
    A então a culpa por uma criança ser violentada, assassinada ou uma infinidade de maldades que possa a vir acontecer, é culpa dos seus pais? Então inocentes sofrem pelo erro de outra pessoa... hmm interessante, tem isso na bíblia mesmo.
    Eu poderia lhe dar um milhão de exemplos, mas vou tentar uns bem simples e mais corriqueiros possível:
    Ex: Um casal tem um filho e este precisa deixa-lo com uma babá para que possam trabalhar ou qualquer coisa do tipo, dai essa babá maltrata seu filho, culpa dos pais?
    Entra um psicopata numa escola com uma metralhadora e mata um monte de criança, culpa dos pais?
    imaginemos que algum psicopata invade a casa de alguém mata os pais da criança e então faça a maldade com a tal criança, culpa dos pais?
    Discutir assuntos é mesmo para os fracos, você vai e descobre uma coisa, tem ela como verdade e pronto é isso, discutir pra quê? Para que você possa ver se existe algum erro? puff... claro que não...
    É por isso que teoremas são criados, a pessoa vai lá e mostra o sua teoria sem esperar que ela seja rebatida com indagações que possa trazer alguma reflexão ou mostrar alguma possível falha.

    ResponderExcluir
  8. Se Deus não existe porque a raiva contra os atos diabólicos. Se alguém invade uma casa e mata a culpa é dela e não de Deus, Ele não existe não é mesmo? Você não é nada veio do nada, ou veio do macaco? Vá se queixar ao macaco não ao Deus que não existe. E se o mundo está assim é porque pessoa não acreditam que pagarão por seus atos porque Deus não existe. Certo?

    Aguente as atrocidades Deus não tem culpa ele não existe para vc.

    Eu creio em Deus sou imagem e semenhança dele, não pratico o mal porque temo a palavra de Deus, quem assim não pensa...

    By

    Eu creio que vc não frequente nenhuma igreja, seria ironia ou burrice.


    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "veio do macaco"
      você não tem vergonha de tentar argumentar com isso?
      -falácias da ignorância.
      marca registrada do cristianismo!
      (bytheway)
      ninguém aqui"veio do macaco"
      temos um ancestral em comum!
      mas eu entendo que deve ser demais pra sua
      mentalidade compreender!
      sua crença é falha,seu deus irreal,é fraco
      sua mentalidade é pobre,limitada,
      e sua hipocrisia é o que mais impressiona!
      por favor,faça um favor a si mesmo e vá estudar!
      passar bem.

      Excluir
  9. Um casal tem um filho e este precisa deixa-lo com uma "babá" para que possam trabalhar ou qualquer coisa do tipo, dai essa babá maltrata seu filho, culpa dos pais?
    Entra um "psicopata" numa escola com uma metralhadora e mata um monte de criança, culpa dos pais?
    imaginemos que algum psicopata invade a casa de alguém mata os pais da criança e então faça a maldade com a tal criança, culpa dos pais?


    Estas pessoas que vc usou como exemplo devem ter tido alguma educação, são formados? Tiveram bons exemplos bons pais? Crêem em Deus? Ou são ateus?

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Aclin, não apague seus comentários '-'

    ResponderExcluir
  11. "Se Deus não existe porque a raiva contra os atos diabólicos." Não é pq eu não acredito em Deus que eu vá gostar de coisas ruins, de atos diabólicos, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
    "Se alguém invade uma casa e mata a culpa é dela e não de Deus, Ele não existe não é mesmo?" Eu nunca disse que era culpa de Deus, só disse que ele permitia que essas pessoas fizesse mal a outras pessoas indefesas, já que ele é tão benevolente, pq ele deixa isso acontecer?
    "Você não é nada veio do nada, ou veio do macaco? Vá se queixar ao macaco não ao Deus que não existe." Eu não me queixo de Deus, afinal, como vou me queixar a algo ou alguém que não existe pra mim? Muito pelo contrário, eu penso que cada um é responsável pelos seus atos e só, não uma força divina superior.
    "E se o mundo está assim é porque pessoa não acreditam que pagarão por seus atos porque Deus não existe. Certo?" Não. O mundo está assim, pq sempre foi assim, além de quê, não sei se você sabe mas, muitas pessoas já mataram em nome de Deus, quantas guerras Santas já não teve? Atentados terroristas estão sempre ligados a razões religiosas, em um dos exemplos que citei tinha um referente ao ocorrido no rio de janeiro ainda este ano no Realego, não sei se você sabe, mas o assassino era um cara dito religioso, ele achava que o que ele fazia estava de acordo com o que Deus permitia a ele enfim, acho que já deu pra entender, não culpe a descrença de pessoas que cometem atrocidades, existem padres, pastores, rabinos e etc. que são pedofilos, ladrões e etc. Isso não tem nada a ver com suas crenças religiosas e sim com seu caracter.
    "Eu creio em Deus sou imagem e semelhança dele, não pratico o mal porque temo a palavra de Deus, quem assim não pensa..." Bem... eu não pratico o mal pq simplesmente acho errado e não quero fazer mal a ninguém, assim como não quero que façam mal a mim e a quem eu amo, e não pq temo uma punição divina.
    "Eu creio que vc não frequente nenhuma igreja, seria ironia ou burrice." Eu já frequentei muitas igrejas, minha família é católica, quando era criança fui obrigado a fazer catequese, que até desisti depois, acho que não era da minha natureza, enfim, tenho grandes amigas filhas de pastor que me convenceram a frequentar sua igreja, e eu frequentava ia sempre, lia a bíblia e tudo mais, e hoje por causa dessas coisas me convenço mais e mais das minhas convicções.
    Sobre os exemplos que eu dei, acho irrelevante dizer qual a educação, se são formados, se crêem em deus, se são ateus ou se tiveram bons pais, até pq não creio que esse ultimo seja algo relevante ou todos os orfãos seriam más pessoas, eu por exemplo, não conheço meu pai, sei quem é minha mãe mas nunca morei com ela, enfim... como já disse ali encima a crença deles não mudaria nada, tantos casos de pessoas bem criadas, com tudo na vida, e cometem tantas atrocidades, aquela menina por exemplo Suzane Richthofen, teve bons pais e boa criação, mas planejou o assassinato dos seus pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Xam,
      Li os seus comentários e resolvi fazer algumas perguntas:
      - O que é o Mal? Uma vez que algo poder parecer bom agora, porém no futuro prejudicar diversas pessoas. Por exemplo, Einstein provou a existência do átomo, mas os americanos através desta descoberta, criaram a bomba atômica.
      - Você já ouviu falar no Livre-Arbítrio?
      - Em um dos seus comentários esta escrito: "lia a bíblia e tudo mais..", será que você entendeu mesmo?
      - Algumas vez já ouviu falar de C.S. Lewis e o que ele diz a respeito do Mal?

      É muito fácil falar mal do que não se conhece.

      Um forte abraço.

      Excluir
  12. "só disse que ele permitia que essas pessoas fizesse mal a outras pessoas indefesas, já que ele é tão benevolente, pq ele deixa isso acontecer?"

    Você crê em Deus e culpa ele por tudo de errado que ocorre.

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Sério que foi isso que você entendeu?
    Então tá certo. Digo mais nada.
    hasuhauhusahusahusa

    Abraço

    ResponderExcluir