sábado, 1 de outubro de 2011

Informações inúteis sobre mitologia

Eu vivo estudando coisas inúteis.
Ontem eu estudei MUUUUITA coisa inútil, e copiei algumas coisas pra colocar aqui no blog.
Então não esperem muito nexo entre os paragrafos, porque senão vou ficar dois anos explicando o assunto aqui nesse post '-'

Fonte de tudo: wikipédia



Hermanúbis
Na mitologia clássica, Hermanubis era o deus que combinava Hermes (mitologia grega) com Anúbis (mitologia egípcia). O seu culto foi particularmente popular durante o Império Romano, mas, ao longo do tempo perde-se a popularidade e na queda do Império romano é quase esquecida.

Hermes
Entre as funções mais comumente ligadas a ele na literatura grega estão as de ser o mensageiro dos deuses, e o deus das habilidades da linguagem, do discurso eloquente e persuasivo, das metáforas, da prudência e da circunspecção, também das intrigas e razões veladas, da fraude e do perjúrio, da sagacidade e da ambiguidade, por isso era patrono dos oradores, dos arautos, dos embaixadores e diplomatas, dos mensageiros e dos ladrões.

Em Os Trabalhos e os Dias, quando Zeus ordenou a Hefesto que criasse Pandora para desgraçar a humanidade, punindo o ato de Prometeu de dar o fogo aos homens, cada deus lhe concedeu um dom, e o de Hermes foi as mentiras e palavras sedutoras, e um caráter dúbio. Depois foi encarregado de levá-la como esposa para Epimeteu.

Suas várias funções e poderes eram descritos pelos seus numerosos epítetos, dos quais alguns são: Akakêsios, aquele que não pode ser ferido, ou que não fere; Agêtôr, líder, condutor ou guia; Agoraios, presidente das assembléias e mercados; Argeiphontês, matador de Argos; Kataibatês, condutor das almas para o submundo; Ktêsios, protetor das propriedades; Eriounios, Dôtor Eaôn, doador da boa sorte; Noumios, Epimêlios, protetor dos pastores e pastagens; Promakhos, campeão ou vencedor; Propylaios, protetor das entradas, e Pronaos, das entradas dos templos; Trikephalos, tricéfalo, guardião das encruzilhadas; Enagônios, regente dos jogos ginásticos; Hermêneutês, o intérprete e tradutor; Diaktoros, guia, ministro, mensageiro; Aggelos, mensageiro divino; Phêlêtês, ladrão, e Arkhos Phêlêteôn, rei dos ladrões; Klepsiphrôn, Mêkhaniôtês, enganador, maquinador; Polytropos, móvel, veloz, em muitos lugares; Poneomenos, ocupado; Dais Hetairos, companheiro de festejos; Kharidôtês, doador da alegria; Akakêta, gracioso; Kydimos, glorioso; Aglaos, resplandecente, esplêndido; Kratus, Krateros, forte, poderoso; Mastêrios, mestre das buscas; Pompaios, guia; Eriounios, muito útil. A multiplicidade de aspectos de Hermes, na visão de Walter Otto, não deve ser motivo de confusão.

Na mesma linha de idéias, Hatch, Kostera; Koźmiński pensam que Zeus, Ares e Hefesto como símbolos de liderança vêm sendo deslocadas em favor de Hermes, Atena e Deméter, com um perfil mais comunicativo, dignificado e rejuvenescedor, sendo capazes de assumir riscos, compartilhar responsabilidades mais facilmente que os outros modelos e evitar o paternalismo ou o autoritarismo

Hermes é considerado um Demiurgo por alguns.

Demiurgo - é o grande artífice, o criador do Mundo inferior (ou material). É considerado o chefe dos Arcontes possuindo sabedoria limitada e imperfeita. Para os Neoplatónicos é o "Logos" - primeira manifestação do absoluto. Numa interpretação judaica é Jeová; para os cristãos é o Verbo conforme expresso no Evangelho segundo João. Para os maçons é o Grande Arquiteto do Universo.

Com o advento do Cristianismo, chegou a ser comparado a Cristo em sua função de intérprete da vontade do Logos.

O caduceu ou emblema de Hermes (Mercúrio) é um bastão em torno do qual se entrelaçam duas serpentes e cuja parte superior é adornada com asas. É um antigo símbolo, cuja imagem pode ser vista na taça do rei Gudea de Lagash, 2.600 anos a.C., e sobre as tábuas de pedra denominadas, na Índia, nagakals. Esotericamente, está associado ao equilíbrio moral, ao caminho de iniciação e ao caminho de ascensão da energia kundalini. A serpente da direita é chamada Od, que representa a vida livremente dirigida; a da esquerda Ob, vida fatal e o globo dourado no cimo Aur, que representa a luz equilibrada. Estas duas serpentes opostas figuram forças contrárias que podem se associar mas não se confundir.



hoje fizemos progresso.

2 comentários:

  1. Manola! G_G"

    Eu havia esquecido como é sem Nexo estudar no ensino Médio! D=

    Eu fico aqui pensando, pra q Pouha a gente precisa saber do caduceu de Hermes [?!?!]
    D=

    Outra coisa, é minha impressão ou teu blog ta Cinza [!?] G_G"

    Beijos Gabi, tenha um Ótimo Domingo =*

    ResponderExcluir
  2. sim, tá cinza mesmo. '-'
    a vida anda meio cinza ultimamente... o blog me acompanha.

    ResponderExcluir