quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Utilitarismo

Eu não posso estudar Filosofia,
o que não quer dizer que eu não goste dessa matéria.
É justamente essa a questão: eu gosto MUITO de estudar isso.

Aprendi isso da pior maneira possível.
No ano passado eu fui dar uma "olhadinha" na apostila...
e quando meu dei conta, eu tinha terminado de estudar a matéria do bimestre todo em menos de uma hora.
Eu engoli um bimestre de matéria!

Mas o problema não é a compulsão por ler as apostilas...
o problema é que leio o que os grandes pensadores achavam das coisas que eu não me questionava e daí eu começo a me questionar sobre o que eles também questionaram.
É como colocar lenha na fogueira '-'

Então, para evitar crises existenciais, eu parei de estudar Filosofia.
Parei de ouvir o professor falando, parei de ler o conteúdo, parei...
Mas existem provas todos os bimestres, e eu sou obrigada a tirar nota; com isso sou obrigada a estudar... Então...

Hoje foi minha prova de Filosofia.
50 minutos antes da prova eu peguei a matéria e comecei a estudar.
E adivinhem... O post de hoje vai tratar sobre o assunto que caiu na minha prova (ou seja, o que eu estudei naqueles 50 minutos)... Então, vamos dizer que o post de verdade começa na linha abaixo.



Utilitarismo 
(copiei as partes legais da wikipédia).
Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo).



Resumidamente, o utilitarismo diz que você deve fazer a maioria feliz, mesmo que você não esteja feliz.
os utilitaristas são os caras que colocam isso em prática.

O utilitarismo, concebido como um critério geral de moralidade, pode e deve ser aplicado a praticamente qualquer aspecto da vida humana, individual ou em sociedade.
Uma ação é moralmente correta se tende a promover a felicidade e condenável se tende a produzir a infelicidade, considerada não apenas a felicidade do agente da ação mas também a de todos afetados por ela.

O utilitarismo rejeita o egoísmo, opondo-se a que o indivíduo deva perseguir os seus próprios interesses, mesmo às custas dos outros, e se opõe também a qualquer teoria ética que considere ações ou tipos de atos como certos ou errados independentemente das consequências que eles possam ter.

E aí temos um problema. As vezes as consequências que essa doutrina causa podem ser ruins.
Quando eu fui explicar isso para o pessoal da sala, eu usei o exemplo de queimarmos o professor (nem sou dramática..).
Se queimássemos o professor, eu ficaria triste. Mas a maioria ficaria feliz, e o utilitarismo não está nem aí se você está feliz ou não; o que importa é a maioria.
Beleza.. Todos felizes (exceto eu, claro)...
Doutrina posta em prática com sucesso!
Daí que aparece a família do professor e processa a gente.
FFUUU.

E é aí que mora o problema do utilitarismo.
As consequências podem ser mais infelizes do que se a ação principal não tivesse sido posta em prática. Neste caso, se não tivéssemos colocado fogo no professor, a família dele não nos processaria e nós não precisaríamos morar debaixo da ponte pro resto da vida.

O utilitarismo assim difere radicalmente das teorias éticas que fazem o caráter de bom ou mal de uma ação depender do motivo do agente porque, de acordo com o Utilitarismo, é possível que uma coisa boa venha a resultar de uma má motivação no indivíduo.

Então, NA MINHA OPINIÃO, o utilitarismo precisa ser avaliado antes de ser posto em prática. As vezes as consequências de uma "boa" ação podem ser péssimas, então compensa que aguentemos a "tristeza" por mais algum tempo.

Prosseguindo....


Outro apoio ao Utilitarismo é o de natureza teológica, devido a John Gay, um filósofo estudioso da Bíblia que argumentava que a vontade de Deus era o único critério de virtude, mas que, devido à bondade divina, ele concluía que Deus desejava que o homem promovesse a felicidade humana.

Bentham, que aparentemente acreditava que o indivíduo, no governo de seus atos iria sempre procurar maximizar o seu próprio prazer e minimizar o seu sofrimento, colocou no prazer e na dor a causa das ações humanas e as bases de um critério normativo da ação.

À arte de alguém governar as suas próprias ações, Bentham chamou "ética particular". Neste caso a felicidade do agente é o fator determinante; a felicidade dos outros governa somente até ao ponto em que o agente é motivado por simpatia, benevolência, ou interesse na boa vontade e opinião favorável dos outros. (essa é a resposta de uma das questões da prova).

Para Bentham, a regra de se procurar a maior felicidade possível para o maior número possível de pessoas devia ter papel primordial na arte de legislar, na qual o legislador procuraria maximizar a felicidade da comunidade inteira criando uma identidade de interesses entre cada indivíduo e os seus companheiros. Aplicando penas por atos mal-intencionados, o legislador faria prejudicial para um homem causar dano ao seu vizinho.


Vou resumir minha conclusão.
O utilitarismo visa o bem da maioria, com a Razão prevalecendo na tomada das decisões...
Se o TODAS as pessoas do mundo tivessem esta doutrina de vida, o mundo seria um lugar muito melhor para se viver.

Seguindo a lógica de fazer a maioria feliz, mesmo que isso custe sua felicidade; uma geração seria melhor que a outra, não haveria guerras, disputas e nem briguinhas ridículas.
Não pelo simples uso da Razão, e sim pela boa vontade diante as outras pessoas...
Entendem?

Eu vou começar a tentar colocar isso em prática,
e você?



ah, uma dica: NUNCA use a wikipédia para fazer trabalhos escolares sérios.
porque...


clique para ampliar.




Hoje fizemos progresso. 

7 comentários:

  1. Meu professor do 1º semestre de filosofia fez uma esplanação mais ou menos como esta, mas nunca concordei pq nao acreditava que o mundo precisava de pessoas felizes e com o passar do tempo descobrir que o mundo precisava sim de pessoas, teoricamente, felizes mas eu nao precisava mim sacrificar em prol dos outros, isso nao iria deixar o mundo melhor e sim pessoas hipocritamente felizes.
    Passamos 2 horas discutindo isso a aula foi toda embora, mas foi gostoso e eu descobrir que eu nao gosto dos utilitaristas.
    um abraço.

    http://www.paulosergioembuscadotempoperdido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Verdade, o Wikipédia Trolla vc fácil fácil, manola! -.-'
    Abraços e Ótima semana Gabi \o

    ResponderExcluir
  3. oi amiga tudo bem ?
    muito intereçante seu blog
    estou seguindo
    segue tanbem ?
    bjao

    ResponderExcluir
  4. haushaush sussa.... ce usa opera... Parei de usar pq aqui fica com erros....

    Sempre leio o que tou copiando... já encontrei coisas do tipo....

    ResponderExcluir
  5. Adorei, todas as postagens, da felicidade e utilitarismo, é o que eu uso em prática ... Temos a mesma linha de raciocínio, difícil em uma sociedade em que as ações das pessoas reprimem-se pelo fato de viver EM sociedade, não fazer algo pois os outros podem não aceitar ...

    Parabéns !!!

    ResponderExcluir