quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Rei Leão

PÔ!

Existe filme mais perfeito?
É o filme da minha infância!
É o filme que ainda me faz chorar.
[sério!]

Passei minha infância toda assistindo isso.
Depois, quando eu tinha uns 10 anos minha prima nasceu.
Ela também é outra viciada em Rei Leão.
Sabe as falas, as cenas... Tudo.
Então vivo vendo umas cenas do filme.

É, eu sei que sou uma criançona falando isso.
Mas, se o blog serve pra 'guardar' minha vida atual, meus pensamentos e sentimentos;
tenho que falar do rei leão, pô! Faz parte..


Obs importante: Sei cantar essa música de cado a rabo:

aposto que você não sabe, caro leitor.
há.

Sempre gostei muito do Rei Leão.
Eu ficava viajando, achando que eu era da família e pá...
E TODAS as vezes que o Scar derrubava o Mufasa no abismo lá, eu chorava.
Minha nossa... como eu chorava.
Depois, quando o simba ia lá e via que o pai tava morto...
Nossa, eu queria morrer
:'(



Mas vamos falar sério agora.
(desculpa leitores, copiei a analise de um outro site: http://portalcine.wordpress.com/2009/07/14/analisando-o-rei-leao/ mas é exatamente a minha opinião, então...)

"De qualquer maneira não foi Cinderela, nem Branca de Neve ou mesmo A Bela e a Fera que marcaram minha infância. Não. A animação da indústria Disney que mais me cativou foi sem dúvida a história de Simba, filhote de leão que se mostrava tão inocente quanto a qualquer criança e que mais cedo do que imaginava precisou tornar-se adulto e achou por bem fugir de suas responsabilidades ou de suas culpas. O filme aborda pontos interessantes que, sendo visto com um pouco mais de cautela, torna-se base para uma excelente contenda filosófica e sociológica das coisas, o que o torna mais atraente tendo em vista o seu público-alvo e a forma como que será absorvido pelas crianças. Acho que não é necessário contar a história do filme, não é? Mesmo quem não assistiu deve ter uma idéia sobre o que aconteceu, entretanto de qualquer maneira, aviso antes que reclamem, que quem não viu tal filme não deve ler esse post já que contém spoilers, pois se baseia em comentários sobre diversos momentos inerentes a animação.

Esse clássico originalmente feito pela Disney, não se baseia em fábulas ou clássicos da literatura e trata de pontos de fundamental importância, como falei. Nos diálogos dos personagens, por serem animais, é possível enxergar a real importância do ciclo da vida, da cadeia alimentar e da ‘suposta’ hierarquia dentro da vida selvagem. Concernente ao meio produtivo, da cinematografia, temos aquela coisa clássica que remonta às cores do filme e que é bem típico dos filmes das Disney. O mundo bom e feliz está sempre muito colorido e vivo, ao contrário do mundo underground que se mostra cinza e morto, fato que no já comentado longa A Noiva Cadáver o contrário é que faz a cena e o colorido nem sempre é a vida. Outro método interessante é colocar algumas características do dublador original no personagem da animação, fato que começou a se popularizar e hoje é bem comum.

A comparação é outro ponto legal a ser suscitado quando se fala de Rei Leão. Temos o velho maniqueísmo que é representado por Simba/Mufasa(o bem) e Iscar/Hienas (o mal). E pelo que pude notar, fazendo uma alusão do símbolo de Iscar ao de Hitler é que se faz uma cena musical em que aquele discursa e as hienas marcham de maneira correta, feito um exército, como a cena clássica e histórica do Füher. Por outro lado, após todo o acontecido e com o advento da morte de Mufasa, Simba sente-se culpado e por isso foge. Assim encontramos dois personagens que serão fundamentais para que o clima dramático seja quebrado de forma fascinante na história. Timão e Pumba vêm para dissolver o estereótipo de que tudo está acabado e que não vale à pena chorar . Eles têm toda a solução para os problemas: Hakuna Matata. Um lema que é adotado pelos dois e pelo pobre e frágil Simba.



Tudo é bem trabalhado e todos os pontos do filme têm um condimento que faz cada cena ser emocionante e instigante como é a do encontro entre Simba eNala, além da marcante canção de amor dos dois.



Daí em diante surge a luta interior do protagonista sobre o seu regresso ao reino, sobre o fato de achar que não é digno disso e que assim deveria continuar. Grandes diálogos surgem desse conflito. O babuíno, tido como sacerdote do reino, confronta-o através das altercações que pergunta “quem é você?” e Simba diz que sabe quem é, mas o macaco afirma que Simba não se conhece e posteriormente mostra que Mufasa vive dentro dele, fato que o faz enxergar o pai dizer: “lembre-se de quem você é!” e o filho diz: “eu não sou mais quem eu fui”. Sendo usado num mesmo diálogo três tempos que mostram a confusão que pode existir em alguém e dando a lição de que há duas opções: tentar fugir para sempre do passado ou aprender com ele para lutar. Já de volta ao defasado reino é envolvente a espécie de tribunal travado entre Iscar e Simba, sendo outro ponto alto no qual aquele acusa este da morte do pai, um de modo extremamente ousado e o outro coberto pela fraqueza emocional.

Diante de tanta luta e de tanta briga ainda é possível rir e se divertir com, os sempre descontraídos, Timão e Pumba que roubam a cena de maneira extremamente cômica e descontraída nas suas lutas contra as hienas. Em suma, o meu maior propósito em escrever esse texto foi dar uma visão do que acredito ter enxergado deste filme que, a primeira vista parece frágil e fútil, mas que mostra ser de grande valia e com uma moral pouco explorada e fortemente necessária para qualquer ser humano. Pode-se dizer que O Rei Leão é daquele filmes que vemos diversas vezes e jamais cansaremos de ver, gratificante é a palavra e a forma que me sinto ao revê-lo, sempre"



Rei Leão é perfeito.
Simplesmente o melhor filme-desenho.
Simplesmente o filme que vivo lembrando... Que me lembra minha infância e que tenho uma certa satisfação de ter nascido na época que esse filme foi lançado (94 se não me engano) e ter passado a infância assistindo, já que eu tinha a fita (oh deus.. estou ficando velha. Ainda tinha FITA!)

Não me arrependo dos litros de lágrimas que derrubei nos sofás.
Não me arrependo de ter assistindo isso milhares de vezes.
Não me arrependo de ainda saber perfeitamente a história, nomes de personagens e essas coisas.
Não me arrependo de saber cantar algumas músicas até hoje!
Não me arrependo de sentir meus pêlos se arrepiarem ao ouvir a música de abertura: 'O Ciclo da vida'
não me zoa :| 

Gostaria de agradecer do fundo do meu coração aos diretores Roger Allers e Rob Minkoff e aos roteiristas Jonathan Roberts, Irene Mecchi e Linda Woolverton; que fizeram essa criança chorar tanto (mais que os coleguinhas).


caraks! olha o tamanho que ficou esse post! (era pra ser só uma nota)








LEÕES COMANDAM!
se discordar arrumará uma inimiga. 

2 comentários:

  1. eu me indentifico muito com você!
    sério!
    Assim como voce, esse foi o filme da minha infancia!
    Ainda me emociono ao ouvir as músicas do filme ou assistir ao longa!

    ResponderExcluir
  2. Esse também é o filme da minha vida, assisti quando tinha dez anos no cinema, e depois dele, sempre que meu pai ia na locadora pedia pra alugar Rei leão, assiste um milhão de vezes,*__*, pela primeira vez encontro alguem que reconhece que Rei Leão é o clássico dos clássicos da Disney, adorei tua análise do filme ^_^

    ResponderExcluir