quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CULTURA INUTIL #5 - ANTI-HERÓI

"Anti-herói é o termo que designa o personagem caracterizado por atitudes referentes ao contexto do conto contemporâneo, mas que não possuem vocação heróica ou que realizam a justiça por motivos egoístas, pessoais, vingança, por vaidade, por matar ou por quaisquer gêneros que não sejam altruístas,ou seja,é o antônimo da idéia que se tem de herói.

Um anti-herói difere de um herói trágico porque por este ainda ser essencialmente heróico, mas com uma grande falha trágica, um anti-herói, enquanto as falhas são mais visíveis do que as suas qualidades heróicas.
Há mais de um tipo de anti-herói. Além dos que buscam satisfazer seus próprios interesses, há também os que sofrem desapontamentos em suas vidas, mas persistem até alcançar o ato heróico. Ainda há o tipo de anti-herói que está próximo do herói, mas segue a filosofia de que "o fim justifica os meios".

Existem também anti-heróis que têm atitudes morais suficientes para serem um heróis, mas não têm o condicionamento físico e/ou intelectual suficientes, só que não percebem ou se preocupam com esse fato.

Enquanto protagonista da história narrada ou encenada, o anti-herói reveste-se de qualidades opostas ao cânone axiológico positivo: a beleza, a força física e espiritual, a destreza, dinamismo e capacidade de intervenção, a liderança social, as virtudes morais. Uma vez que a avaliação do herói, feita pelo leitor/espectador, assume sempre aspectos subjetivos, uma vez que, no quadro da apreciação humana das situações de vida e dos acontecimentos, a ambiguidade dos pontos de vista é uma constante, que se inscreve no carácter dialéctico da condição humana, qualquer reação do protagonista é sempre susceptível de interpretações antagónicas. "


Resumindo: Anti-herói é o cara que faz coisas boas de maneira ruim.

Lista dos principais:

Batman
Blade
Capitão Nascimento
Castiel
Comediante
Deadpool
Dean Winchester
Gambit
Gregory House
Hulk
Jack Sparrow
James "Sawyer" Ford
John Constantine
Justiceiro
Kratos
Magneto
Motoqueiro Fantasma 
Mulher gato
Peter Pan 
Questão
Robin Hood 
Rorschach 
Severo Snape
Sirius Black
Scorpion 
Sam Winchester
V de Vingança
Wolverine




Afinal... todos temos um lado 'bonzinho'
até mesmo eu 
MUAHAHAHA!


Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Belo post e fantástica imagem do Roschach com os feijões amados! Hehuehuehueh
    Olha, Gabi... Passei tbm pra agradecer tua participação lá no meu Blog, e dizer que gosto mto do seu tbm. Toda hora tô passando aqui, me divertindo, dando boas risadas e me informando, acima de tudo. Brigadão por tudo.
    Meu MSM/e-mail, se quiser é: kalebe100@hotmail.com

    Bom, acho que é só. Valeu! Bjos!

    ResponderExcluir