quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Teoria do Ensino

as pessoas são muito interessantes;
e a cada dia eu desenvolvo uma nova emoção em relação à esta raça.
Nós, humanos, somos extremamente engraçados e ao mesmo tempo, irritantes.

A cada dia estamos mais perto do fim do ano (ainda bem!) e as provas vão ferrando cada vez mais a minha vida. O 'porém' é: to me matando de estudar e tiro 3.. 4..
E aí vem uns (que não vou citar nomes) que se não estão dormindo, estão falando. E se caso não estejam falando, estão escrevendo histórias que, na minha opinião, não chegam aos pés das minhas. [Não quero que ninguém leve isso para o lado pessoal] E esta pessoa tira a mesma nota que eu (ao até mais)!

Isso não é justo! Os alunos que se esforçam deveriam ter mais reconhecimento!
Prova é um sistema quebrado, em que sempre alguém sai perdendo.
No meu caso (como já diria meu amado professor de matemática), meu problema é psicológico.
Eu posso passar uma semana estudando a mesma matéria, posso me tornar a mestra daquela matéria, posso decorar/aprender aquilo tudo.. mas chega na hora da prova, as coisas não ficam incertas. OS números olham para mim e dizem: "Voce tem certeza que sou eu?" E acaba que eu sempre vou mal em provas de Exatas. É tragico e irritante... além de previsivel, claro.

Então voce me pergunta "E como voce acha que deveria ser o ensino?"
Olha, eu acho que pra começo de conversa, não deveria ser obrigatorio.
Voce deveria ir pra escola se quisesse, porque do que adianta aquelas mulas irem pra escola e ficarem atrapalhando a vida de quem quer aprender (eu não estou dizendo que quero aprender, ok?Mas não estou dizendo que não quero)
Essas pessoas vão pra escola e ficam falando o dia todo!
As pessoas vão pra escola e ficam enchendo o saco dos professores..

O que fariamos então? se a grande maioria das pessoas não fosse pra escola, não é mesmo?
Tenho uma boa teoria, e se voce conseguir derrubá-la, te dou um premio. Então, aí vai minha justificativa:
Se voce decidir fazer advocacia, voce faria uma prova. Faça a prova... voce descobre que precisava saber um pouco sobre leis e um pouco sobre, sei lá.. sobre literatura.
Corra atras do que precisa!

Se voce quiser ser professor de matemática, não vai precisar saber de literatura? Vai precisar saber de história dos egipcios?! Não!!

Concordo que essa minha teoria precisava de muitas reformas, de muitas melhoras... mas que faz sentido, faz sim! Os matemáticos não lembram de gramática (e falam errado pra caramba) e os escritores não lembram de uma equação quimica! É assim, nossa cabeça é voltada para um lado.

Então,concorda que os futuros matemáticos dão trabalho nas aulas de literatura?
E que os futuros escritores dão trabalho nas aulas de física?

Pra que obrigar a população à isso? Será que não seria mais prático fazer com que os que realmente precisam corram atrás da informação? Será que o Ensino não seria mais bem visto?

"Professores que explicam o que os alunos querem saber, e não o que as normas dizem"


Eu já disse isso há um monte de gente, e a maioria disse o seguinte em resposta:
"Se voce não for pra escola desde pequeno, não vai saber se prefere Exatas ou Humanas"
Ok, ok! Eu concordo que é uma falha em minha teoria, mas eu disse desde o inicio que isso precisava ser reavaliado.. é apenas a pedra bruta, precisa ser lapidada.



*as vezes eu acho que essa teoria acaba cada dia mais com minha motivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário