quinta-feira, 9 de setembro de 2010

TEXTOS DA MINHA INFANCIA

Como essa semana o pessoal tá tudo falando de textos, livros.. letras!
resolvi contar dois fatos que marcaram minha vida de uma maneira irreparável:

Eu estava na primeira ou segunda série. A gente tinha acabado de aprender a ler, fala sério!
e um dos textos do livro era sobre o Gavião e o Urubu.
Eu era realmente apaixonada por animais, antão me antecipei a ler aquele texto.
Vou fazer um rapido resumo aqui, porque era um texto.. não me lembro exatamente como era:
LEMBRANDO QUE É UM TEXTO PARA SER LIDO PELA PRIMEIRA SÉRIE!


"Certo dia de verão, todos os animas estavam bem. Todos curtindo a vida e saldáveis. Menos o Urubu. Ele estava com fome, já que não havia comida para ele. Então, seu amigo Gavião veio falar com ele:
- o que aconteceu com voce?
- estou com fome,nenhum animal morreu de um tempo para cá.
- ora meu amigo! é muito facil! vou lhe ensinar a caçar, venha comigo.


então os dois sairam daquela arvore e voaram até avistar um passarinho pequeno e distraido no galho de uma árvore seca. O gavião mergulhou no ar, atacando o animalzinho indefeso. Mas, o passarinho viu a aproximação do gavião e voou rápido para o lado. O gavião, por sua vez, não pode frear o ataque e colidiu com um galho seco que atravessou sua barriga.
- ajude-me amigo Urubu! -implorou ele.
- não.
- POR QUE?? fui eu quem ia tirar sua barriga da miséria! Se me deixar aqui....
-minha barriga VAI sair da miséria.
- COMO? eu estou preso aqui e...
- se eu deixar voce morrer aí, vou poder me alimentar de sua carcaça e assim vou viver por mais alguns dias."



Este texto me deixou muito chocada.
Assim que terminei, comecei a chorar no meio da aula. As pessoas me perguntaram por que eu estava chorando, e eu me recusava a dizer que era por causa do texto do livro! Então.. as pessoas esqueceram.
gostaria de processar o filho da mãe que escolheu isso para colocar naquele livro.
Fazem quase oito anos que eu li esse texto, e ainda lembro dele.

Outro texto que me fez chorar foi um livro: Um dono para Buscapé.
Resumão: o menino tinha um cachorro que se chamava Buscapé. Então, certo dia, os pais desse menino decidiram mudar-se para um apartamento que não aceitava cachorros. Decidiram sacrificar o Buscapé. Mas o menino relutou para que não matassem o bicho. Então, ele saiu na caçada de um dono para Buscapé.
Não lembro certinho, mas sei que ele acaba dando o buscapé para o motorista do taxi que ele pegou sem pagar, que estava indo para a casa duma senhora cega que depois, ganhou um pastor alemão.

Na epoca, minha mãe me ameaçava dizendo que ia colocar minha cachorra Clara para fora. Eu chorava só de pensar na possibilidade dela fazer isso.
E como emtodas as histórias que eu leio/escrevo, acabo entrando no personagem. Sinto o que ele sente, vejo o que ele vê, temo o que ele teme e gosto do que ele gosta.
Neste caso, eu e personagem nos demos bem: nem eu precisei ser ele e nem ele precisou ser eu:sendo nós mesmos já estavamos sendo leitor e personagem.

à voce, meu caro leitor, saiba que enm sempre fui essa pessoa louca que aqui lhes escreve. Fui uma criança que sonhava sem ser veterinaria e que curtia sandy e junior.
Já fui água.. estou testando como é ser vinho.