segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Escola [parte 1]

voce já assistiu aquele filme "Click"? Se assistiu, relembre. Se não assistiu eu te conto a lição de vida que tem no final: ele diz que não devemos querer pular nenhuma parte da nossa vida, que devemos aproveitar tudo.

Eu realmente absorvo o que os filmes nos tentam dizer. Sério, tento pegar o máximo de liçoes com os filmes. Mas eu tenho que admitir que não concordo com o Click. Se eu tivesse um controle remoto daquele, provavelmente acabaria igual ao protagonista. Se eu tivesse um controle remoto que pulasse cenas... Ah! Que maravilha, não?
Eu pularia até o fim do ano. Não me importa o ultimo dia de aula, não importa meu aniversário, não importa o natal. Eu queria que o mundo, num passe de mágica, fosse direto para o dia 31 de Dezembro. Eu queria ouvir os fogos de fim de ano e dizer: Finalmente acabou.

Por que essa vontade toda de acabar com o ano? A escola.
O problema da minha vida neste ano está sendo a escola. Não sei se eu que fiquei burra ou se a vida que está armando conspirações contra mim. Não é possivel... eu nunca na minha vida tive uma nota vermelha no boletin. E esse ano eu não tenho uma nota vermelha.. eu tenho uma pancada de nota vermelha!!!

É interessante, chega a ser comico.. Antes eu não estudava e tirava nota azul, e não eram simples 6 e 7... eram 8 e 9! Agora, eu estudo e tiro sabe quanto? 2, 3 em Exatas e 5,6 em Humanas.
Vá se ferrar! Acha que eu to bem com isso? Acha que gosto de estar bancando a burra durante esse ano inteiro? Acha que eu gosto de ter que ouvir meus pais dizendo "Voce não me dava trabalho em nada... agora não faz nada na casa, vai mal na escola! [...]"
Voce, caro leitor, acha que eu gosto de estudar num lugar móh longe de casa e ainda ir mal?
Eu gosta do meu Inovação... eu era a veterana, era do lado de casa e um dos lugares que eu posso dizer que foi querendo ou não, o berço de muitas gargalhadas. Lá é um lugar feliz (assim como toda escola deveria ser).
Eu acho que a escola perde sua função a partir do momento que ela tem provas quase impossiveis e que treina alunos para serem soldados.. uma escola que diz nas entrelinhas: "Olha, se voce não passar no vestibular, a gente vai comer a sua alma. Ou seja: Estude MUITO se não voce ta ferrado nas nossas mãos e na dos pais de voces"
Pra mim a escola deve ser um lugar confortavel, um lugar que voce acorde de manhã cedo e não diga: "Ah não! não acredito que vou ter que ir pra aquela tortura!", pois pra mim aquilo é tortura.
Não sei qualé o objetivo deles... fazer a gente passar no vestibular? E aí? E depois? A vida acaba?

Eu sempre fui o porto seguro de muita gente. Quantos nunca me vierampedir informação, me pedir ajuda em alguma matéria? Quem não se lembra das minhas explicaçoes "Fernandíficas"? E eu era assim... Hoje em dia estou à beira de repetir de ano! Como pode??
Voce pode me dizer que é só uma fase com muitos fatores contra mim: 1- "É uma idade dificil" 2- Sou novata no Casagrande. 3- O primeiro médio é dificil mesmo.. 4- voce precisa se esforçar mais.

Eu to cansada disso. To cansada dessa escola e dessas provas.
Eu lembro que o professor Fernando dizia uma coisa sobre as provas:
"Existem 6 tipos de provas: 1- as muito faceis. 2- as faceis. 3- as normais. 4- as dificeis. 5- as muito dificeis. 6- as provas elaboradas pelo capeta."
E eu digo que as provas do Casagrande são elaboradas pelo capeta.
Tenho saudade do Inovação.. e aposto que o Inovação tem saudade de mim.

O ano está perto do fim. Minha mae sabe que estou virando um zumbi na escola atual, então ela me deu a opção de mudar. Eu quero voltar pro inovação. Sabe aquela sua vontade desumana? aquela vozinha no seu ouvido? Ela diz: Vai pro inovação, Lá voce era feliz. Mas aí vem o meu bom censo e diz: Mano.. o inovação é uma escola fraca. É facil de passar de ano? Sim. Mas e aí? E o vestibular?"
E estou nessa dúvida cruel. Devo ficar no meu sofrimento e passar no vestibular, ou devo voltar para o inovs e provavelmente não passar no vestibular?

Eu queria que isso acabasse logo. queria que as provas se dessem por encerradas e que esse papo todo de vestibular fosse para os quintos dos infernos. queria passar um bom tempo longe de tudo e todos, sem pensar em nada relacionado à estudo. Nem em escola, nem em vestibular, nem em nada.

A tendencia é as coisas ficarem cada vez piores. A cada dia a escola vai sugar mais e mais a minha boa vontade (que já é baixa). A cada dia eu encaro aquela escola e digo: Ah.... Como foi que vim parar aqui?

Sabe como tento me motivar? ^^
Não tento. A vida se encarrega de me fazer acordar todos os dias e me colocar de cara para aquela escola. A vida me obriga a fazer isso e ainda debocha, eu quase posso ver aquele sorriso maldoso por estar me torturando a cada dia um pouquinho.
Sei que milhares de coisas que nos ensinam são inúteis e que nunca irei usá-las em minha vida.
Sei que muitos queriam estar tendo a oportunidade que tenho... eu sei! Mas, cada louco com suas manias.

A única coisa que me importa até o fim de dezembro é passar de ano e nunca mais pisar naquele lugar que tanto me faz sofrer, com dúvidas internas e questionamentos. Gritar em silêncio é horrível.


Amanhã é a reunião de pais. Se eu continuar viva até lá, escrevo aqui como foi. Se minha mãe/pai me matar, foi bom escrever para voce, caro leitor. Te vejo em outra vida.