sábado, 14 de agosto de 2010

Nossa língua

Nossa língua é o portugues (ah vá!). Quando eu era pequena, me perguntava constantemente porque nós falamos "portugues" e não "brasileirês". E fiquei nessa questão durantes anos e anos.

Quando eu me liguei que falavamos portugues, porque Portugal tinha nos colonizado, eu me senti uma idiota.

Mas.. meu questionamento com nossa lingua não acabou.
Existem algumas coisas que me fazem pensar.. se realmente estão certas, ou se eu é que estou falando errado. Vamos aos exemplos:

1. Plural
Mão - Mãos
Pão - Pães

Pq a terminação de 'Mãos' é diferente de 'Pães'; sendo que a unica diferença delas no singular é a primeira letra? Não deveria ser "Mãos - Pãos"?
Pq se fosse "Pães - Mães", não haveria plurão de 'mãe'.
Solução: coloca "s" no final e pronto. Ex: Pão - Pãos; Mão - Mãos; Degrau - Degraus; etc.

2.Conjugação de verbos
algumas conjugaçoes são muito estranhas. Aqui estão só o Presente - passado - futuro. Nada de preterito imperfeito do indicativo, do subjuntivo e etc. Esses aqui são só os mais faceis.
Por exemplo, verpo "pôr"

presente:.................passado............futuro
Eu ponho...............Eu pus...............eu porei
Tu pões.................tu pusestes.........tu porás
Ele põe..................ele pôs...............ele porá
nos pomos............nos pusemos.......nós poremos
eles poem.............eles puseram.........eles porão

Verbo Demulir:
eu demulo.................... demoli..........demolirei
tu demoles...................demoliste.......demolirás
ele demole....................demoliu..........demolirá
nós demolimos.............demolimos .....demoliremos
eles demolem................demoliram...... demolirão

Também existem os vermos que nos pegam de surpresa. É o exemplo do verbo "Impor-se". Antes de ler como se conjuga isso algumas linhas abaixo, tente por si só conjugar essa coisa. Sério, é muito nada há ver. Mas.. aí está a conjugação:
 
Eu imponho-me.........impus-me..............impor-me-ei
tu impões-te..............impuseste-te..........impor-te-ás
ele impõe-se.............impôs-se...............impor-se-á
nós impomo-nos......impusemo-nos.......impor-nos-emos
eles impõem-se.......impuseram-se.........impor-se-ão


3. Acentos
Como voce ja deve ter notado, eu ODEIO usar acento. Eu escrevo "voce", "ja", "mae", entre muitos outros. Uso só em alguns poucos casos, que realmente são necessarios. Enfim.. não vou colocar todas as regras de acentuação aqui, pq são muitas e muitas.. mas vou colocar algumas -hehe.

Monossílabos Tônicos: Os monossílabos tônicos serão acentuados, quando terminarem em A, E, O, seguidos ou não de s.
Oxítonas: São as que têm a maior inflexão de voz na última sílaba. São acentuadas, quando terminarem em A, E, O, seguidos ou não de s, e em EM, ENS.

Paroxítonas: São as que têm a maior inflexão de voz na penúltima sílaba. São acentuadas, quando terminarem em UM, UNS, L, ÊEM, PS, X, EI (s), ÃO (s), U (s), ditongo crescente (s), N, ÔO, I (s), R, Ã (s).

Proparoxítonas: São as que têm a maior inflexão de voz na antepenúltima sílaba. Todas as proparoxítonas são acentuadas, salvo a expressão per capita, por não pertencer à Língua Portuguesa.


Os ditongos eu, ei, oi / éu, éi, ói somente receberão acento, quando forem abertos, seguidos ou não de s.

As letras i e u serão acentuadas, independente da posição na palavra, quando surgirem:

Formando hiato com a vogal anterior.
Sem consoante na mesma sílaba, exceto o s.
Sem nasalização (til, NH e ressôo nasal).

Mano! olha pra isso! "Til, NH e ressôo nasal.." Como é que nós vamos escrever isso certo?! Como é que no meu da sua frase voce vai parar e pensar como voce escreve a palavra? Por isso que eu sou a favor de não existir mais acento. Se voce confundir "Camelo" com "Camelô", é só recorrer ao contexto! se estiver num texto de animais, vai ser o animal; se estiver num texdo de pirataria, vai ser o cara que vende coisa pirata!

Ah, mais uma coisa: Todas as frases tem regras de acentuação.. e todas as regras são complexas.. pq só as proparoxitonas tem essa regrinha besta?! Pq TODAS elas são acentuadas?? Hummm.. estranho, não?

4. PLEONASMO
Algumas coisas me irritam um pouco.. mas algumas coisas me irrital MUITO.
uma dessas coisas é o Pleonasmo. Não suportou ouvir alguém dizer: "Entra pra dentro!" - pô mano! seépra entrar, élogico que é pra dentro!!! já viu alguém entrar pra fora?
Ou então "Aí eu subi encima da cadeira...". CARAMBA! voce já viu alguém subir embaixo da cadeira?! Isso é antigravitacional! voce pode sim, subir nos pés da cadeira.. mas mesmo assim, está subindo encima!

"Goteira no teto" - É lógico que a goteira está no teto!
na parede é "escorrido" e no chão é "poça".

"Amanhecer o dia" - voce já viu amanhecer a noite?
"Anoitecer a noite" - voce já viu anoitecer o dia? Eu nunca.


5. Neologismo
Esse é legal. É a criação de novas palavras.
Eu adoro criar plaavras novas. As vezes, não encontramos palavras para descrever alguma situação.. então,precisamos de novas palavras! *-*
Há um tempo, inventei duas que me causaram muita zuação: "Imexível" e "Inumano"
Imexivel existe gente. Eu estava num site esses dias e estava dizendo lá: "imexivel". fiquei até emocionada.
agora... "inumano" é osso. Pq já existe a palavra "desumano".

6. "S" ou "Z"
Atraso, atrazo?! Extravazamento ou extravasamento?! Deslizamento ou Deslisamento??
e por aí vai... eu odeio essas coisas de "s" e "z". e acho um saco também. deveria ser tudo igual e acabou.

7. Onde e Aonde.
Onde indica o lugar em que se está ou em que se passa algum fato. Normalmente, refere-se a verbos que exprimem estado ou permanência.  Ex: Onde voce está?

Aonde indica idéia de movimento ou aproximação. Contrapõe-se a donde, que exprime distanciamento. Ex: Aonde você vai?




Existem muitas coisas da nossa lingua que desconhecemos.
eu acho um absurdo não sabermos falar a nossa propria lingua, mas.. ela é muito complexa. Devemos buscar falar cada vez mais certo.. não falar constantemente, mas pelo menos saber que aquilo existe.
Quando se está falando com os amigos, não interessa.. dane-se o portugues.
mas.. quando se está falando com seu chefe, é bom falar tudo bem certinho.

Um comentário:

  1. O maior problema não é falar,mas sim escrever.
    Ainda mais no nosso meio,o MSN,caraca as vezes você está dizendo uma coisa e a pessoa entende outra.(Dizendo olha bem....)
    Mas é isso ai mesmo....senhorita cada vez melhor(tirando os erros de brasiliês).
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir