domingo, 29 de agosto de 2010

Cores

Ah.. meus questionamentos inuteis sobre a vida..
eu fico pensando de onde é que eu tiro essas idéias mirabolantes
aqui vai um exemplo:

O vermelho que eu vejo é o mesmo que o vermelho que voce vê?

Não sei se vou conseguir explicar isso, mas, acompanhe:
nós aprendemos a ver as cores desde bebês.
aprendemos que ---- é amarelo, ---- é vermelho e ---- é azul.
Mas isso é apenas o nome da cor. A cor verdadeira não tem nome, certo? Ela tem apenas um tom.
E se o tom que eu vejo for diferente do que voce vê?
E se meu ----- é vermelho e o seu ----- é azul?

Não tem como sabermos disso, pois vamos achar que por simplesmente chamarmos duas cores pelo mesmo nome, elas são iguais. Mas talvez elas não sejam.

Talvez eu chame isso: ##### de azul, e voce tambem.

Mas, talvez eu veja isso: ###### e diga que é azul,
simplesmente pq quando eu era pequena, minha mãe disse que era azul.
Talvez voce veja isso: ###### e diga que é amarelo.
Mas, será que eu também vejo isso amarelo? Ou será que eu vejo de outra cor?

Como vamos saber que nossos olhos veem as mesmas cores com os mesmos nomes?
Talvez nós não vemos igual, entende? Mas chamamos cores diferentes de nomes iguais.
Sendo assim, achamos que as cores que eu vejo e as que voce vê, são iguais. Quando -talvez- elas não sejam.



é MUITO provavel que eu não tenha conseguido explicar isso,
porque nem pessoalmente eu consigo explicar direito.
Mas se por um acaso, voce tenha captado oq eu quis dizer, vai ficar pensando nisso o resto da sua vida.
Se voce, caro leitor, achar uma resposta.... me diga.

4 comentários:

  1. Tomou novamente vinho pensando que era suco né?

    ResponderExcluir
  2. [eu ri] Não tomei nada não! Lálálá...

    ResponderExcluir
  3. eu penso a mesma coisa! eu acho que é por isso que coda um gosta de cores deferentes. quer dizer, todos gostam da mesma cor, só que elas veem diferente então gostam de cores diferentes!
    etendeu?

    ResponderExcluir
  4. Vixi elida... voce também bebeu vinho,foi? [brincadeira, concordo com voce]

    ResponderExcluir