sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sobre "Homem de Ferro 3" - COM SPOILERS

Antes de mais nada, vamos deixar claro que esse post tem SPOILERS. 




Bom... Eu sou uma grande fã de Homem de Ferro/Tony Stark. Estou esperando ansiosamente por Iron Man 3 desde que assisti o 2, e agora estou ansiosa pela próxima aparição do Stark.
Digo isso porque no pós créditos a bela frase encheu meu coração nerd: Tony Stark retornará.

Minha crítica não vai ser lá grande coisa. Como eu já disse, eu sou uma grande fã, e fãs não conseguem criticar nada com imparcialidade. De modo geral, na minha opinião, o filme foi MUITO-F0#@!!!

Mas vamos aos detalhes...

  • A fraqueza do Stark
A MARVEL fez uma coisa meio estranha...

Tony Stark sempre foi visto como o "gênio, milionário e filantropo" e "não trabalha bem em equipe", como foi dito nos Vingadores. Ele sempre foi aquele cara que faz piadinhas e que considera o super herói mais importante da Terra.
Ok.



Logo no começo do filme ele mostra que seu psicológico está aos cacos. Ele não consegue dormir e tem péssimos pesadelos, além de crises de ansiedade ao ouvir falar do que aconteceu em Nova York (nos Vingadores) e vemos o quão fraco está Tony Stark.

Como vimos no trailer, a mansão dele é reduzida a pó. Dali ele foge correndo voando... Chega à uma vila e encontra um garoto que o ajuda a consertar a armadura e recarregar o JARVIS.
Lá ele trava uma cena de ação com os capangas do vilão... E o garotinho acaba salvando a vida dele. Este mesmo garotinho causa crises de ansiedade no Stark.
O cara lutou com deuses nórdicos, alienígenas, pessoas poderosas... E entra em pânico com as perguntas de uma criança? Ôw Stark.. Seja homem!

Podemos ver o lado mais humano e menos máquina. Legal, realmente legal. Mostra que o Stark não é esse monstro enlatado que muitos pensam que é. Mas seria legal se o pensamento da MARVEL tivesse parado por aí mesmo...

  • Trollagens

Admito que fui TROLLADA por essa imagem.
Ao meu ver, a armadura está atacando o Stark (ou querendo beijá-lo, mas não é o caso). Minha teoria sobre o filme era que o Mandarim controlaria o Jarvis e acabaria colocando as armaduras contra o próprio Tony. Fazia todo o sentido na minha cabeça.
Daí que essa imagem é o seguinte:
A casa está despencando no mar. O telhado começou a cair e o Stark colocou a armadura na Pepper em questão de segundos... A Pepper (dentro da armadura) correu até ele e o protegeu para que o telhado não caísse na cabeça dele.

Muitas outras imagens do trailer e as avulsas que a MARVEL ficou soltando me trollaram. O filme não foi nada do que eu pensei, mas não foi ruim.



  • O Mandarim
O Mandarim foi uma coisa que me pegou de surpresa no filme (outra trollagem).
Nos quadrinhos, ele tem 10 anéis mágicos... Um congela as coisas, um queima, etc e tal. Fiquei pensando como a MARVEL, que faz tudo parecer que poderia ser real, faria para colocar os anéis MÁGICOS do Mandarim na história.
Como vimos no trailer, os anéis existiam mesmo...




Acabou que ninguém nem falou nada de anel no filme. NA-DA.
Pra quem não entende nada das HQ's, os anéis devem ter passado desapercebido ou então devem ter pensado que o vilão tinha tendencias a se tornar cigano.

Me frustrei também com o fato de que o Mandarim era só um bode expiatório. Tratava-se de um ator e nada mais.

Mas devo admitir que a imagem dos quadrinhos foi bem representada pelo figurino do filme. Eu achei muito bem feito mesmo.

  • O vilão de verdade
Acaba que o vilão é um cientista que criou em laboratório o poder do Wolverine de se regenerar... Só que as pessoas que se regeneram EXPLODEM. É um efeito colateral bastante... singular.
Eu acho que poderiam ter feito uma menção sobre o Wolverine. Algo ao estilo "estamos criando isso para reproduzir um efeito já observado em laboratório...". Mas minhas frustrações com a Marvel/Wolverine nunca vão superar o fato de que não falaram NADA no filme do Capitão América.
Qual é?! Se você assistia X-Man no SBT, sabe que eles lutaram juntos na 2a Guerra. Então.. Por que não fizeram um mísero comentário?!

Ok, ok... Passou.
Voltando...

O vilão simplesmente injeta uns negócios nas pessoas e algumas morrem e as outras se tornam endiabradamente bizarras. A Pepper é uma das vítimas desse experimento, fazendo com que o Stark fique p*to da vida.

  • As armaduras
Não precisamos dizer que ele não parou na armadura que vemos nos Vingadores (a que cai do prédio com ele, quando o Loki não consegue espetar o coração do Tony). Imagino que se qualquer um de nós, meras pessoas reais e mortais, tivesse o dinheiro e o intelecto do Stark, também não pararia.
Ele cria um sistema que envolve sensores dentro da pele e mostram para a armadura onde está cada perna, braço e etc. Assim, ele simplesmente faz um movimento ninja e a armadura o envolve como um casulo.

Eu pensei, ao julgar pelo trailer, que isso seria feita na cirurgia. Imaginei centenas de chips pelo corpo dele e tal.. Mas não. Ele simplesmente aplicou os sensores com uma pistolinha.


  • O final
Espalhei falsos spoilers pelo twitter e facebook e tive a reação esperada: pessoas surtando. Fiz isso porque quis ver o mundo pegar fogo um pouquinho. Disse que a Pepper morria.

Ela cai de uma altura consideravelmente mortal e é queimada viva... Mas como ela tinha passado pelo projeto Extremis (paga pau do Wolverine), ela sobreviveu e ainda salvou a vida do Stark na luta com o vilaozão.

tive medo da Pepper nessa parte



Daí que ele EXPLODE todas as armaduras. COMO. ASSIM. CARA?

É a mesma coisa que o final de Harry Potter, quando eles quebram a Varinha das Varinhas. QUAL É O FU*KING SENTIDO DISSO??
R: Agradar a Pepper porque é Natal e eles precisavam de fogos de artifício.
Ah vá se ferrar, Stark! ¬¬


Nos 3 minutos finais todas essas coisas são explicadas às pressas:
- A Pepper foi "curada"
- O Mandarim-ator foi preso
- O Stark tirou o reator do peito e fez uma cirurgia para retirar os destroços de bomba que tinha perto dos órgãos.

QUÊ?
COMO?
OI??

COMO ASSIM O STARK TIROU O REATOR DO PEITO?
Por que só agora? Por que não antes??
MANO, ELE TAVA MORRENDO NO SEGUNDO FILME POR CAUSA DO REATOR, E AGORA, DO NADA, O MALUCO RESOLVE TIRAR???!
Sério, eu odiei isso.

Daí que ele não quer mais as armaduras?!
No final o doido ainda diz que podem tirar tudo dele... Mas ele continuará sendo o Homem de Ferro.

Meu filho, como você vai ser o Homem de Ferro sem a pilha pra ligar os bagulhos? Acaba se tornando nada mais do que a Máquina de Guerra, que era só uma armadura... Sem nenhuma ligação com seu 'piloto'.

Essa parte ficou UM LIXO.

...Mas de resto foi muito bom.
Acho que fiz um post de coisas ruins do filme e nada de coisas boas.
Mas olha, vale a pena conferir nos cinemas.

Hoje fizemos progresso





sábado, 20 de abril de 2013

Cuidado com sua cultura

Fazem 4 anos que escrevo nesse blog e durante todo esse tempo dedico parte de minha vida a um pequeno objetivo: entender as pessoas.
Até hoje não consegui, e creio que não estou nem perto de começar. Eu deveria estudar Psicologia só para começo de conversa.

Eu sempre tento ver as coisas por pontos de vista diferentes. Muitas vezes a cultura de um povo é tão diferente do outro que acabamos por simplesmente ignorar o fato de que eles nasceram e foram criados com aquilo em suas mentes... Não conseguem raciocinar fora de suas caixinhas.
Gosto de usar as vacas como exemplo. Não há nada pior do que comermos carne de vaca enquanto em outras culturas ela é um deus. Isso é o maior desrespeito que podíamos oferecer a outra cultura.
Depois as pessoas vêm dizer que os coreanos comem cachorros... Ok, é nojento. Mas ao menos os cachorros não são nossos deuses. Eles são apenas bons e fiéis amigos. É triste, mas é um fato.

Mas existe uma coisa que complica minha mente em relação às diferenças culturais: Como você pode achar que está fazendo o bem matando pessoas?

Fui criada de acordo com os valores cristãos, mas nem por isso acredito fielmente no que a Igreja prega. Ok, você pode alegar que as sociedades ocidentais são bem mais liberais.
Sim, sim! Mas durante muitas décadas fomos reféns de uma Igreja cruel e autoritária, que torturava e queimava mulheres em fogueiras.
Se nós conseguimos nos desvincular desse absurdo, por que eles não conseguem?
Seria muito egocentrismo dizermos que apenas nós somos evoluídos o suficiente para quebrar as regras culturais.

É claro, não seria fácil para eles saírem de suas caixinhas. Mas para nós, ocidentais, também não foi. Milhares de pessoas perderam suas vidas e seus nomes não são lembrados por nenhum de nós.

Me pergunto então, por que eles continuam a fazer aquilo?

Durante o final da 2a Guerra Mundial, no julgamento dos generais nazistas, foi perguntado a eles a razão de fazerem tais crueldades. A resposta foi: Por que eu acreditava.

Então chegamos à conclusão de que eles acreditam fielmente em suas crenças e que não querem mudá-las. Já pararam pra pensar que eles TALVEZ possam estar certos e nós, ocidentais, errados?

Quem nos dá a garantia de que as mulheres podem mostrar o rosto, cabelo, canelas, etc? Quem nos garante que mulheres podem dirigir? Ou então que as vacas são mesmo deuses? Ou que só existe um único Deus?

Sempre pensem nos dois lados da moeda.

Para nós, tudo isso é absurdo. Mas isso é porque nós acreditamos.
Nossos colegas terráqueos acreditam em coisas diferentes, mas... Quem está certo? Por que NÓS temos que estar sempre certos? Não é muito egoísmo?

É um absurdo falarmos que estamos certos sem pensar um pouco.
Talvez nós, seres humanos, não fomos feitos para sermos livres. Ou talvez sim...

Para nós cachorros são amigos e vacas são alimento. Ambos são animais, sentem dor e servem para nos alimentar. Por que tanta compaixão com apenas um deles?

Obs. Não estou dizendo que vou assar meu cachorro no churrasco de domingo e que vou criar uma vaca na minha sala.

Hoje fizemos progresso.

sábado, 13 de abril de 2013

[conto] A dama que observa


Ela tinha passado algum tempo parada, observando os mínimos movimentos dele. Antes disso havia acompanhado a vida de sua vítima por longos anos.
É claro, fazia anos que ela o conhecia. O vira a primeira vez quando era um bebezinho prematuro na maternidade, cercado por uma dúzia de outros bebês mais velhos. Era só mais um, sem nenhuma grande missão nesse mundo, com grandes chances de ganhar sequelas devido à prematuridade.
Fora ignorado por aquele momento, até que quando rapaz tivera seu segundo encontro com ela. Estava numa festa com os amigos, bebendo seja lá o que estivesse no copo, não ligando se teria dinheiro para pagar aquilo tudo ou saúde para lidar com a situação. Ele não a viu, mas ela parou um instante e refletiu sobre o rapaz.
Não era hora do jovem rapaz ouvir a voz de sua observadora. Ainda não.
Ela o deixou lá, cercado por um aglomerado de adolescentes bêbados, sabendo que o encontraria novamente em alguns anos.
Ela tinha muito trabalho para fazer, não tinha tempo de acompanhar apenas aquele rapaz... Não tinha tempo de escrever livros sobre a vida de cada um que chamava sua atenção.
Mas agora ele se encontrava cercado pela solidão.
Ela se aproximou com suas mãos frias e tocou o ombro do rapaz. Ele não a via, mas sentiu um breve calafrio e a voz que dizia:
- Vamos.
No instante seguinte uma pontada no peito. Ele contorceu-se um segundo e caiu no chão. A agonia não durou muito... Logo estava inerte, com sua companheira ao seu lado, observando-o por alguns breves instantes.
Era só mais um. Ninguém importante que não merecia muito mais atenção.
Ela deu às costas e foi para outro lugar continuar com seu trabalho.



[conto] Noite sem música

Ele havia esquecido os fones de ouvido em casa. Andava na solidão do mundo fazendo a coisa que mais odiava: Pensar.
A música o tirava deste mundo, deixava sua mente sem pensamentos... Apenas a música ecoando nas paredes vazias de seu cérebro. As músicas em inglês que vez ou outra ele lera a tradução na internet.
Bons tempos aqueles em que ele lia traduções... Bons tempos em que músicas representavam momentos bons e ruins.

Mas depois de algum tempo aquelas se tornaram apenas músicas comuns... Razão para evitar pensar, e não o oposto. Pensar é uma coisa difícil e perigosa. Faz com que criemos expectativas, imaginemos um futuro... Pensar nos faz lembrar, e lembrar nos faz sofrer por feridas que não se cicatrizaram muito bem ou então momentos felizes que passaram... e nunca mais voltarão.
Pensar é triste.

Por um momento ele lembrou de uma piada... Chegou a sorrir enquanto andava. Em seguida lembrou de quem a contou... Ela, ela havia contado aquela piada... Era um dia de sol, estavam sentados na calçada olhando as nuvens... A piada era idiota, mas a risada dela o fez rir na ocasião... O sorriso dela...
Ele abaixou a cabeça e continuou andando. Era o que fazia há algum tempo: Abaixava a cabeça e continuava andando.  Seus instintos estavam afetados. Muitas vezes precisava refletir se estava com fome ou não.
A vida o ensinou a abrir mão de sonhos impossíveis e que todo sonho é impossível. Se fosse possível se chamaria realidade. Mas não é. Não se pode sonhar com coisas que não caibam em nossas mãos ou com coisas que não podemos tocar. É como tentar levantar um elefante ou tentar agarrar o ar.

O ar. Gostava de compará-la ao ar. Estava em todo lugar, o tempo todo, esquecia quando caminhava com música e lembrava quando pensava. Não gostava de pensar nela. Seu sol, seu ar, sua razão para lutar por sonhos.
Não havia mais sonhos, não havia mais sol... Mas ainda existia ar nas noites sem música.

Ele saia de casa antes de amanhecer e voltava quando o sol já tinha se despedido. Ocupava sua mente o máximo possível, arrastando sua existência sem razão, pensando nas várias maneiras que uma pessoa pode se matar...

Era seu pensamento mais comum. Um prédio, uma faca, um galão de água sanitária, uma farmácia, um traficante, uma corda... Tudo tão perto, tão ao alcance das mãos...
Por que não? Simples: O que ela pensaria? Se sentiria culpada eternamente... Talvez não chorasse, mas com certeza saberia que a causa foram as palavras que ela dissera... Duras palavras.

Olhou para atravessar e mudou de calçada. Havia um bar ali... Beber? Eis a questão. Talvez devesse tomar uma ou duas cervejas... Ou entrar um coma alcoólico. Lá havia música... De péssima qualidade, mas ainda assim, música. Possibilidades... Pensar...
Ela não gostara de vê-lo naquela situação. O estado em que havia chegado era deplorável... Não se lembrava mais se a barba estava feita ou não... Não sabia mais se tinha comida na geladeira... Mas lembrava há quantos dias estava sozinho.

Ele olhou para trás. A rua era praticamente deserta, então por que olhara para atravessar?


quinta-feira, 11 de abril de 2013

4 anos de Pânico Psicótico

Senhoras e senhores,

Dia 8 foi aniversário do Pânico Psicótico! *eeeeh!*


Sinceramente não tive tempo de fazer uma postagem no dia 8.
Faculdade, trabalhos, lições, exposições, livros...

Em 2010 eu tive a bizarra ideia de criar um blog.
Alguns amigos me deram apoio, dizendo que eu escrevia bem e que deveria fazer algo mais "periódico". Vamos admitir que 3 anos atrás eu escrevia pessimamente mal... Não que hoje eu escreva muito bem, mas...

Bom. Admito que eu tinha mais leitores há 3 anos do que agora, o que só deve significar uma coisa: Estou me tornando uma pessoa chata e meus leitores me abandonaram.
Mas ok, já superei isso. Escrevo apenas por escrever.

Às vezes fico pensando nas grandes coisas que aconteceram como consequência desse blog. As pessoas que conheci, os lugares que fui, as risadas que dei e as rugas que ganhei.
O blog foi e está sendo uma coisa boa na minha vida. Quantos rascunhos salvos eu tenho? Coisas que jamais publicarei, mas que ficam lá, guardadas, contendo coisas que apenas estão registradas lá...
Às vezes me pego lembrando de alguma postagem, daquele título que eu achei incrível... Sim, eu me lembro da grande maioria das coisas que escrevi aqui.

Sei que ultimamente tenho deixado meu blog um pouco abandonado... As postagens que eram diárias foram se reduzindo até chegar ao estado atual. Eu gostaria de me desculpar com meus leitores anônimos e silenciosos.

Quantas coisas mudaram de 3 anos pra cá?
Muitas... Muitas mesmo.
Seriam todas elas progressos, como eu faço questão de enfatizar?
Seriam todas elas necessárias? Ou simplesmente consequências de ações certas e erradas? Ou simplesmente... Aconteceram?

Pois bem... Feliz aniversário PP.
Espero que continuemos sendo a continuação um do outro por muitos anos. Afinal, essa era a proposta inicial quando eu o criei, certo?

Hoje fizemos progresso


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Da árvore para a gaiola

Ahg.. Muitas coisas aconteceram nas últimas semanas.
Explicando o último post, eu me mudei de casa.

Atualmente me encontro num apertamento, ainda na capital de São Paulo.
O apartamento não é tãão pequeno assim, mas pra quem estava acostumado com uma casa grande..

É como eu estive dizendo para Deus e o mundo: Se você pega um pássaro filhote e coloca na gaiola, ele se acostuma a viver ali. Sabe onde são os poleiros e não se assusta quando você vai colocar comida.
Pegue um pássaro livre e coloque-o numa gaiola. Ele vai se debater até quebrar as asas... E então ele morrerá de tristeza.

O que me levou a mudar?

Certa vez cheguei em casa e encontrei minhas duas cachorras morrendo (literalmente).
Tenho uma pastor alemão e uma vira lata. A pastor estava jogada no chão, com os olhos esbugalhados e a respiração alteradíssima. Ela me olhou com olhos suplicantes.
Larguei minha mochila e peguei a pastor no colo.
Note: Ela deve ter uns 45~50 quilos. Numa situação normal, eu jamais conseguiria levantar meu urso.
Mas naquele momento ela teve o peso de um grão de areia..

Levamos as duas para o veterinário e por sorte conseguimos salvá-las (por pouco).


Mais tarde descobrimos chumbinho no quintal.
Nos dias que se passaram descobrimos pegadas no telhado...

A pastor ficou 5 dias adoentada, sem sabermos se ela ficaria bem ou não. A vira lata ficou bem logo no dia seguinte.

Seja como for, decidimos nos mudar.
Já havíamos sido assaltados 2 vezes... Esperar a 3ª seria burrice.
Em 2 semanas nos instalamos por completo no apertamento.
Confinada à minha gaiola.