sexta-feira, 1 de junho de 2012

Questione

Já questionou sua existência?

Antes de responder isso, preciso saber se você é religioso... Se sim, você questionou e achou soluções bastante otimistas sobre sua vida, o mundo e tudo o mais o que questionou.
Essa é a vantagem de ter uma religião... Você não se atordoa com coisas básicas. Acho que essa é a utilidade da religião em sua mente.

Pra você, meu amigo cristão; você deve concordar que sua "alma" (espírito, coração.. Sei lá como você chama) é de Deus e concorda com o que Ele ensinou; porém sua mente está aberta para outras coisas. São dois pontos diferentes, que podem andar lado a lado, mas não necessariamente de mãos dadas.
Então chegamos a conclusão de que a religião é um calmante para a mente e a necessidade da "alma".

Pois bem;
agora aos que não seguem nenhuma religião específica: Já questionou sua existência, meu caro?
se você não segue religião, é porque pensou e chegou à alguma conclusão individual... Mas o mais importante é que você pensou. Se pensou nisso, deve ter pensado em outras coisas; tendo cada vez mais dúvidas e em algum momento ter chegado em um ponto que considero o ápice do questionamento: Quem sou eu?


Isso abre mais um leque de questionamentos.
O que estou fazendo aqui? De onde vim? Pra quê eu vim? Será que eu vim? Onde é aqui? Onde é ? e por aí vai...

Pessoas cristãs têm respostas para essas perguntas. Acho-as interessantes (as respostas e as pessoas) pois acreditam fielmente no que estão dizendo (por isso chama-se "Fé") e não há nada que possamos fazer para que elas mudem de ideia - ou pelo menos cogitem a possibilidade.

Já os ateus me trazem respostas extremamente extremistas. Digo isso porque dizem que EU sou extremista, mas o que eles dizem é extremo até para mim... Então... Essa frase tem sentido.

Acredito que temos uma alma. Acredito que viemos de algum lugar e vamos para outro... Talvez ambos sejam o mesmo lugar...  Não sei.

O que importa é que estou no meio do caminho entre dois tipos de respostas prontas; o que me faz ficar sem nenhuma resposta... o que acaba por me fazer pensar mais e criar minhas próprias respostas.

Porém, sou um pouco pessimista e sempre volto à mesma questão: Quem sou eu? E o que estou fazendo aqui?
Não me contento com as respostas que faço e nem com as que já me ofereceram...
"Cada um tem uma missão na terra... Um dia você vai encontrar a sua"
7 bilhões de missões na terra? Pra quê?

Daí que me pego questionando não só a minha existência, mas também a dos outros... Você, meu caro leitor... O que você adiciona ao Universo? De quê é útil?

O grande problema não é nem questionar ou não... O problema final é estar feliz com isso ou não.
Faça suas perguntas, encontre suas respostas... Seja como for, buscamos todos uma maneira de ser feliz.

Talvez isso seja até inconsciente, talvez seja o cérebro tentando sobreviver... É uma luta eterna por algo que -como já disse em algum post num passado bastante remoto- não existe. A felicidade é uma ilusão criada de nós para nós mesmos; com o objetivo de não causar o colapso na vida de cada um de nós e no final extinguirmos uma raça.

Enfim...
Hoje fizemos progresso.


2 comentários:

  1. "A felicidade é uma ilusão criada de nós para nós mesmos; com o objetivo de não causar o colapso na vida de cada um de nós e no final extinguirmos uma raça..." eis, as palavras de Gabi Linus... cara! eu amei essa frase! serio Gabi, acho que algum dia, vou acabar lendo em algum livro por ai...sabe aquele inicio de um determinado livro onde colocam um trecho de um pensador(autor) "famoso" em uma pagina antes de realmente começar? uma de suas frases. Parabens!:D

    Agora falando sobre quem sou eu? de onde vim? o que eu sou? e de todas as outras questões, particularmente gosto das questões, por que...bem, elas tornam as coisas mais interessantes. Não sou nenhum religioso "nota dez", mas também não sou "ATEU",mas acho interessante aquela questão de...
    Quem me possibilitou optar por uma das duas opções?
    Enfim, ótimo post, e fico no aguardo por mais posts psicóticos.

    ResponderExcluir