segunda-feira, 31 de outubro de 2011

3 meses...

...que o mundo está menos feliz...
...que o mundo está menos suportável...
...que o mundo perdeu um poeta...
...que o mundo perdeu alguém simplesmente único, insuperável e insubstituível...
...que o mundo perdeu o Tio Phelipe.


Hoje fizemos progresso.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Agnoticismo

"Agnosticismo se refere às bases filosóficas que foram assentadas no século XVIII por Immanuel Kant e David Hume, mas que só no século XIX teriam um termo formulado. Seu autor foi o biólogo britânico Thomas Henry Huxley, numa reunião da Sociedade Metafísica, em 1876. Ele definiu o agnóstico, como alguém que acredita que a questão da "existência ou não" de um poder superior (Deus), não foi nem nunca será resolvida.

O agnosticismo separa aqueles que acreditam que a razão não pode penetrar o reino do sobrenatural daqueles que defendem a capacidade da razão de afirmar ou negar a veracidade da crença teística.

Alguém que admita ser impossível ter o conhecimento objetivo sobre a questão — portanto agnóstico — pode com base nisso não ver motivos para crer em qualquer deus, ou pode, apesar disso, ainda crer em algum deus por fé. Nesse caso pode ser ainda um teísta, caso acredite em conceitos sobrenaturais como propostos por alguma religião ou revelação, ou um deísta, caso acredite na existência de algo consideravelmente mais vago.

O agnóstico opõe-se à possibilidade de a razão humana conhecer entidades nas linhas gerais dos conceitos de "deus" e outros seres e fenômenos sobrenaturais (gnose tem a sua origem etimológica na palavra grega que significa «conhecimento»). Para os agnósticos, assim como não é possível provar racionalmente a existência de deuses e do sobrenatural, é igualmente impossível provar a sua inexistência. Isso não é necessariamente visto como problema, já que nenhuma necessidade prática os impele a embrenhar em tal tarefa estéril.

Agnosticismo estrito - (também chamado de agnosticismo forte, agnosticismo positivo, agnosticismo convicto ou agnosticismo absoluto) a ideia de que a compreensão ou conhecimento sobre deuses ou o sobrenatural se encontra totalmente fora das possibilidades humanas e que jamais tal será possível. Um Agnóstico Estrito diria "Eu não sei e você também não".

Agnosticismo empírico (também chamado agnosticismo suave, agnosticismo aberto ou agnosticismo fraco) — A ideia de que a compreensão e conhecimento do divino ou sobrenatural não é até ao momento possível mas que se aparecerem novas evidências e provas sobre o assunto tal é uma possibilidade. Um agnóstico empírico diria "Eu não sei. Você sabe?".

Agnosticismo apático - a ideia de que, apesar da impossibilidade de provar a existência ou inexistência de deuses ou do sobrenatural, estes a existir não teriam qualquer influência negativa ou positiva na vida das pessoas, na Terra ou no Universo em geral. Um agnóstico Apático diria "Eu não sei, mas também para que é que isso interessa?".

Ignosticismo - embora se questione a compatibilidade deste grupo com o agnosticismo ou ateísmo há quem o considere como um grupo agnóstico. Esse grupo baseia-se no fato de que primeiramente é preciso definir Deus, para apenas posteriormente discutir sua existência. Para cada definição de Deus, pode haver uma discussão diferente e diferentes grupos de ateus, teístas e agnósticos referentes àquela definição particular. Um ignóstico diria "Não sei. O que considera "Deus"?".

Agnosticismo modelar — A ideia de que questões metafísicas e filosóficas não podem ser verificadas nem validadas, mas que um modelo maleável pode ser criado com base no pensamento racional. Esta vertente agnóstica não se dedica à questão da existência ou não de divindades. Um agnóstico modelar diria "Eu não sei. Mas podemos criar um".

fonte: boa e velha wikipédia

 ***

Bom... Isso não impede de eu ter minhas teorias (e afirmar que elas estão erradas).

Então finalmente encontro algo para colocar na lacuna do "Religião" nos formulários...
Já era sem tempo!

Hoje fizemos progresso.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Trauma de infância: capa do CD do Iron Maiden

Uma das minhas primeiras lembranças é que eu ficava muito na casa da minha avó... Lembranças geralmente muito vagas, como borrões em uma mente fragmentada... Nada muito claro.
Na verdade, todas as minhas memórias são assim, e é por isso que eu sempre gosto de registrar tudo em "memórias externas".
As minhas principais memórias externas são:
Meu blog (para as mais detalhadas),
minha câmera (para guardar o momento completo) e
minha Consigliere (para guardar resumos rápidos)


Enfim...
Como toda criança irritante, eu mexia em tudo o que estivesse ao meu alcance.
Meu tio tinha um monte de CD num porta-CDs (aqueles que vinham no raque para TV, sabe? Aquele plástico preto que vivia desgrudando da madeira do raque...), e eu; como a grande detetive que sempre fui (foi uma piada, voces podem rir agora) mexia em todos os CDs...

Certa vez encontrei o do Iron Maiden. Fiquei encarando a capa...

Aquela árvore do capeta...
Com uma coisa saindo dela...
Aqueles galhos finos...
As mãos desproporcionais ao corpo...
A Lua ao fundo...
Aquelas costelas expostas...
Aqueles olhos vermelhos...
Os dentes afiados...
A ausência de pés...
Aquelas letras amarelas...

Tudo conspirou para que todas as vezes eu eu fosse mexer nos CDs, pegasse aquele...
O meu medo era o suficiente para ficar encarando os olhos da 'coisa' e esperar que eles piscassem (sim, eu esperava isso acontecer).





Um tempo depois meu tio deu fim naqueles CDs todos e eu perdi minha forma preferida de passar o tempo. 

Aí eu pergunto a voce, meu caro leitor... O que leva uma criança de 3/4 anos a ficar encarando uma coisa que ela tem medo e ESPERAR QUE AQUILO SE MOVA?! 

Não sei explicar... Eu morria de medo mas mesmo assim ficava encarando..
Sou Fui uma criança estranha...


Hoje fizemos progresso.

SOU IMORTAL!

sábado, 22 de outubro de 2011

Isaac Newton #01: O cientista pseudocientífico.

Vocês não sabem, mas eu gosto muito do Newton.
Ele foi um cara interessante, porque ao mesmo tempo que descobria a gravidade e trabalhava na casa da moeda, ele era um religioso que estudava a Bíblia.
Então, era um cara contraditório. Gosto de gente assim.

Ele era um dos caras mais brilhantes que já existiu no mundo... Então eu vou começar a fazer pequenos documentários (inúteis) sobre vários caras que tiveram ideias legais ao longo da História.
O primeiro será Isaac Newton.

by: gabi linus 



-----

Se você não entendeu o título da postagem, clique AQUI. Sério.

-----

Muitos pensam que Newton foi apenas físico e matemático. Ele chegou a ser chefe da Casa da Moeda da Inglaterra.Mas tinha assuntos que o interessavam, como o estudo da religião.O assunto que mais gostava de debater era sobre a Trindade divina. Newton era unitarista, acreditava num Deus único, indivisível.
Escreveu trabalhos sobre a redação da Bíblia, sobre possíveis códigos existentes nelas. Existem estudiosos de Newton que ele teria usado conceitos da Kabalah para descrever sobre a idéia de espaço no trabalho sobre gravitação.Newton também escreveu sobre métodos de interpretação de profecias bíblicas, no caso de Daniel (Antigo Testamento) e Apocalipse de João (Novo Testamento).Em muitos de seus escritos ele cita fontes mencionando os antigos, que podemos entender grandes mestres judeus.

Com medo de ofuscar o seu lado racionalista, os historiadores não falam muito sobre este lado místico de Isaac Newton. A alquimia ficou vista como pseudociência, e sendo Newton um dos elaboradores da ciência, ficaria meio estranho um cientista envolvido em questões pseudocientíficas.

Newton era uma religioso. Ele foi particularmente influenciado pelo pensamento maimodiano e algumas de suas visões religiosas tem traços diretos de Maimônides.O interesse de Newton por Maimônides é documentado. Possuia em sua biblioteca obras de Maimônides em latim e centenas de anotações que o citam.De acordo com Newton, contrário a idéia de Spinoza, D'us é transcendente ao Universo, e que, D'us é o Ser necessário. Como Maimônides, Newton rejeita a atribuição de percepções ou ações humanas em D'us. D'us percebe as coisas não da mesma maneira que os homens as percebem. Ambos é impossível o conhecimento direto de D'us, mas sim de forma indireta, através de Suas obras.


--


Fortemente anticatólico, Newton associava a Igreja à promoção de práticas vistas por ele como demoníacas, como a adoração dos santos, bem como à perseguição dos verdadeiros cristãos. Para ele, a Igreja Católica também pode ser identificada com a Besta do Apocalipse, representada pelo número 666. Em seus cálculos, Newton dá a entender que o fim do mundo viria após a reconstrução do templo de Jerusalém, em torno do ano 2400 -- mas se abstém de apontar um ano específico.


fontes: aqui e aqui


Hoje fizemos progresso.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

The Avengers Trailer(s)

Fiquei um tempo sem postar porque estive admirando a discussão entre o Xam e a Aclin no post anterior.. Estive me divertindo muito com isso nos últimos dias, mas.. O dever de postar coisas inúteis me chama.

Pois bem...
Uma dica: Abra os dois vídeos e coloque-os lado-a-lado (para ver os dois ao mesmo tempo).

O OFICIAL:



E o que me fez rir muuuito




Hoje fizemos progresso.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Paradoxo de Epicuro

"Se Deus é omnipotente, omnisciente e benevolente. Então o Mal não poderia continuar existindo."

Para Deus e o Mal continuarem existindo ao mesmo tempo é necessário que Deus não tenha uma das três características.

-Se for omnipotente e omnisciente, então tem conhecimento de todo o Mal e poder para acabar com ele, ainda assim não o faz. Então Ele não é Bom.

-Se for omnipotente e benevolente, então tem poder para extingir o Mal e quer fazê-lo, pois é Bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto Mal existe , e onde o Mal está. Então Ele não é omnisciente.

-Se for omnisciente e Bom, então sabe de todo o Mal que existe e quer mudá-lo. Mas isso elimina a possibilidade de ser omnipotente, pois se o fosse erradicava o Mal. E se Ele não pode erradicar o Mal, então porquê chama-lo de Deus ?


Aos cristãos que leram isso... Alguém se candidata a explicar?
Hoje fizemos progresso.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crianças

Há 30 anos as crianças de todo o mundo têm a mesma expressão ao ouvir: I'm your father!


Ah... Feliz dia das crianças pra quem ainda ganha presente ._.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como deixar um ditador feliz

 -Senhor, nós perdemos feio para os soviéticos mas trouxemos essas flores para compensar.

-Owwwmmm vocês são os melhores generais que qualquer ditador pode querer! <3



#EURI 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Solidãããoooo (8)'

éh..

Literatura #02

Soneto de Fidelidade
Vinicius de Moraes 

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.



*alguém realmente ouve o que a professora de literatura diz durante a aula.

domingo, 9 de outubro de 2011

o.O

nem vou comentar...

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PÉRULAS #01

Não preciso explicar do que se trata o post, né?
(clique para ampliar)

não entendi essa frase '-' 

 Dálmata Branco e Preto. 
Vacinado com vacina.


Com certeza...
Vamos colocar uma mesa branca encima do palco, todo o público vai dar as mãos e aí a gente invoca essas bandas. 

 OIW

PEOR 


porque né?


Não sei nem qual é a pior parte '-'
(esse merece ser lido com atenção. Clica na imagem) 


 agora tá explicado o lance com o Justin

 GLÓRIA A DEUS, IRMÃOS!





Obrigada Brasiu!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O melhor discurso de todos os tempos (The greatest speech ever made)

Caros leitores,
Apresento-lhes uma das coisas mais inteligentes que já vi na vida.


Aconselho que cliquem no vídeo e o assista pelo Youtube, porque vai dar pra ver melhor a legenda.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

domingo, 2 de outubro de 2011

Autores frustrados e suas histórias

Acredito que a maioria dos escritores, ou metidos a escritores... Qualquer ser humano que se deleite em colocar letra após letra, palavra após palavra... Qualquer ser humano que aprecie essa arte... tem, no fundo de seu coração, sonhos que nunca serão realizados.

A cada romance que você lê, a cada cena de ação, a cada diálogo perfeito... Existe um escritor com sua vida frustrada.
A cada mínimo detalhe de um livro ou um filme, a cada personagem, nomes, lugares...
Palavras escolhidas cuidadosamente para cada momento, milhões de palavras esperando para ser escolhidas, e apenas aquela foi selecionada...

Para cada ideia, para cada sensação, para cada linha... Há um autor frustrado.

Você pode discordar se não for um autor,
pode discordar até mesmo se for um autor consagrado...
Mas você há de convir comigo que autores têm mentes férteis, planejam todo um futuro...
 Mas chega um ponto em que os planos se desfazem...
É como jogar papel na água e esperá-lo se decompor...
Não importa o que estivesse escrito ali...
Vai acabar, e vai sumir.

Mas você vai lembrar de cada linha planejada, com as mesmas palavras... Com a mesma magia com que pensou no passado... Vai se lembrar do sorriso idiota na cara em todos os momentos que se pegou pensando em alguma coisa boba... Você VAI se lembrar dessas coisas, e NÃO vai esquecer...

Mas, ao seu redor as pessoas continuam bem.
O sol continua a brilhar na vida alheia, e elas estão tão bem que causa alergia à sua existência.

Aquelas palavras ainda lhe consomem a alma...
Todas as noites antes de dormir você lembra daquele que jurou amor eterno.
Todas as noites você vai lembrar daquelas palavras que antes tinha aceitado com tanta ingenuidade, todas as noites vai lembrar dos planos que tinham juntos e dos sonhos...


Ninguém precisa de você.
Seus amigos têm sorrisos iluminando seus rostos,
Sua família acha que tudo vai acabar bem...
E você aí, de cabeça baixa e olhos fechados...
Com a louca vontade de chorar, mas sem conseguir fazer as lágrimas escorrerem.

Daí você se lembra do passado..
Se lembra dos seus próprios conselhos..
Você não seguiu-os.




Como um bom escritor, vai se render à sua alma e deixar as palavras fluírem...
Por conspiração do destino, uma música triste vai tocar enquanto você escreve;
e, aqueles que antes eram chamados de frios e calculistas, agora não são absolutamente nada.

Você perdeu muita coisa, mas ainda tem sua memória intacta.
Aquelas palavras que dizia com tanto vigor, agora são traduzidas em uma história.
Uma história com uma grande metáfora, com um lado muito pessoal...
Nomes, lugares, detalhes que antes você queria no seu futuro; agora são o futuro de um personagem que você deseja que tenha um destino diferente do seu.
Vai fazer a parte real, o que realmente aconteceu...
Mas aí, magicamente, você encontra a solução e faz tudo ficar bem para seu personagem...
porque é aquilo que queria que fosse verdade.

Seu personagem, uma parte de você...
Você vai o fazer feliz... Porque você sabe como fazê-lo feliz!
Ele é você, e apenas você sabe como poderia ser o final daquela história.
Você vai dar um final feliz ao seu personagem, porque afinal; alguém nesse mundo precisa ser feliz...
Por que?
Porque ser feliz é a única coisa que importa.

E você não consegue fazer a única coisa que deveria fazer.


Sem os autores, sua vida seria muito mais idiota do que já é.
Sem eles, seus planos não teriam tanta graça.
Seus dialogos não teriam tanta graça.
Sua vida não teria tanta graça.

Admita: Você tem ideais literários.
Quer um príncipe montado num cavalo branco, um castelo e o escambau.
Ou então quer um cara amigo, sincero e o escambau.
E quem foi que pensou nisso primeiro?
OS AUTORES.

Então, não vamos ser hipócritas...
Vamos agradecer às pessoas que machucaram o coração dos autores.


Pois bem.
Um claro exemplo disso é o musical "Moulin Rouge", no qual se fosse real (e sim, isso foi real na cabeça do autor - só que de uma maneira diferente, que precisa ser codificada - e apenas ele sabe codificar); não terminaria bem. Se fosse real, essa seria a ultima cena.
(sim, isso traduz bem o que quero dizer).

Ta aí a tradução da parte que o autor canta:

Os olhos dele em seu rosto
As mãos dele nas suas
Os lábios deles acariciando sua pele
É mais do que eu posso suportar

Por que meu coração chora?
Sentimentos contra os quais não posso lutar
Você é livre para me deixar, mas apenas não me iluda
E, por favor, acredite quando eu digo que te amo.





AOS AUTORES!
Hoje fizemos progresso.

sábado, 1 de outubro de 2011

Informações inúteis sobre mitologia

Eu vivo estudando coisas inúteis.
Ontem eu estudei MUUUUITA coisa inútil, e copiei algumas coisas pra colocar aqui no blog.
Então não esperem muito nexo entre os paragrafos, porque senão vou ficar dois anos explicando o assunto aqui nesse post '-'

Fonte de tudo: wikipédia



Hermanúbis
Na mitologia clássica, Hermanubis era o deus que combinava Hermes (mitologia grega) com Anúbis (mitologia egípcia). O seu culto foi particularmente popular durante o Império Romano, mas, ao longo do tempo perde-se a popularidade e na queda do Império romano é quase esquecida.

Hermes
Entre as funções mais comumente ligadas a ele na literatura grega estão as de ser o mensageiro dos deuses, e o deus das habilidades da linguagem, do discurso eloquente e persuasivo, das metáforas, da prudência e da circunspecção, também das intrigas e razões veladas, da fraude e do perjúrio, da sagacidade e da ambiguidade, por isso era patrono dos oradores, dos arautos, dos embaixadores e diplomatas, dos mensageiros e dos ladrões.

Em Os Trabalhos e os Dias, quando Zeus ordenou a Hefesto que criasse Pandora para desgraçar a humanidade, punindo o ato de Prometeu de dar o fogo aos homens, cada deus lhe concedeu um dom, e o de Hermes foi as mentiras e palavras sedutoras, e um caráter dúbio. Depois foi encarregado de levá-la como esposa para Epimeteu.

Suas várias funções e poderes eram descritos pelos seus numerosos epítetos, dos quais alguns são: Akakêsios, aquele que não pode ser ferido, ou que não fere; Agêtôr, líder, condutor ou guia; Agoraios, presidente das assembléias e mercados; Argeiphontês, matador de Argos; Kataibatês, condutor das almas para o submundo; Ktêsios, protetor das propriedades; Eriounios, Dôtor Eaôn, doador da boa sorte; Noumios, Epimêlios, protetor dos pastores e pastagens; Promakhos, campeão ou vencedor; Propylaios, protetor das entradas, e Pronaos, das entradas dos templos; Trikephalos, tricéfalo, guardião das encruzilhadas; Enagônios, regente dos jogos ginásticos; Hermêneutês, o intérprete e tradutor; Diaktoros, guia, ministro, mensageiro; Aggelos, mensageiro divino; Phêlêtês, ladrão, e Arkhos Phêlêteôn, rei dos ladrões; Klepsiphrôn, Mêkhaniôtês, enganador, maquinador; Polytropos, móvel, veloz, em muitos lugares; Poneomenos, ocupado; Dais Hetairos, companheiro de festejos; Kharidôtês, doador da alegria; Akakêta, gracioso; Kydimos, glorioso; Aglaos, resplandecente, esplêndido; Kratus, Krateros, forte, poderoso; Mastêrios, mestre das buscas; Pompaios, guia; Eriounios, muito útil. A multiplicidade de aspectos de Hermes, na visão de Walter Otto, não deve ser motivo de confusão.

Na mesma linha de idéias, Hatch, Kostera; Koźmiński pensam que Zeus, Ares e Hefesto como símbolos de liderança vêm sendo deslocadas em favor de Hermes, Atena e Deméter, com um perfil mais comunicativo, dignificado e rejuvenescedor, sendo capazes de assumir riscos, compartilhar responsabilidades mais facilmente que os outros modelos e evitar o paternalismo ou o autoritarismo

Hermes é considerado um Demiurgo por alguns.

Demiurgo - é o grande artífice, o criador do Mundo inferior (ou material). É considerado o chefe dos Arcontes possuindo sabedoria limitada e imperfeita. Para os Neoplatónicos é o "Logos" - primeira manifestação do absoluto. Numa interpretação judaica é Jeová; para os cristãos é o Verbo conforme expresso no Evangelho segundo João. Para os maçons é o Grande Arquiteto do Universo.

Com o advento do Cristianismo, chegou a ser comparado a Cristo em sua função de intérprete da vontade do Logos.

O caduceu ou emblema de Hermes (Mercúrio) é um bastão em torno do qual se entrelaçam duas serpentes e cuja parte superior é adornada com asas. É um antigo símbolo, cuja imagem pode ser vista na taça do rei Gudea de Lagash, 2.600 anos a.C., e sobre as tábuas de pedra denominadas, na Índia, nagakals. Esotericamente, está associado ao equilíbrio moral, ao caminho de iniciação e ao caminho de ascensão da energia kundalini. A serpente da direita é chamada Od, que representa a vida livremente dirigida; a da esquerda Ob, vida fatal e o globo dourado no cimo Aur, que representa a luz equilibrada. Estas duas serpentes opostas figuram forças contrárias que podem se associar mas não se confundir.



hoje fizemos progresso.