sábado, 22 de outubro de 2011

Isaac Newton #01: O cientista pseudocientífico.

Vocês não sabem, mas eu gosto muito do Newton.
Ele foi um cara interessante, porque ao mesmo tempo que descobria a gravidade e trabalhava na casa da moeda, ele era um religioso que estudava a Bíblia.
Então, era um cara contraditório. Gosto de gente assim.

Ele era um dos caras mais brilhantes que já existiu no mundo... Então eu vou começar a fazer pequenos documentários (inúteis) sobre vários caras que tiveram ideias legais ao longo da História.
O primeiro será Isaac Newton.

by: gabi linus 



-----

Se você não entendeu o título da postagem, clique AQUI. Sério.

-----

Muitos pensam que Newton foi apenas físico e matemático. Ele chegou a ser chefe da Casa da Moeda da Inglaterra.Mas tinha assuntos que o interessavam, como o estudo da religião.O assunto que mais gostava de debater era sobre a Trindade divina. Newton era unitarista, acreditava num Deus único, indivisível.
Escreveu trabalhos sobre a redação da Bíblia, sobre possíveis códigos existentes nelas. Existem estudiosos de Newton que ele teria usado conceitos da Kabalah para descrever sobre a idéia de espaço no trabalho sobre gravitação.Newton também escreveu sobre métodos de interpretação de profecias bíblicas, no caso de Daniel (Antigo Testamento) e Apocalipse de João (Novo Testamento).Em muitos de seus escritos ele cita fontes mencionando os antigos, que podemos entender grandes mestres judeus.

Com medo de ofuscar o seu lado racionalista, os historiadores não falam muito sobre este lado místico de Isaac Newton. A alquimia ficou vista como pseudociência, e sendo Newton um dos elaboradores da ciência, ficaria meio estranho um cientista envolvido em questões pseudocientíficas.

Newton era uma religioso. Ele foi particularmente influenciado pelo pensamento maimodiano e algumas de suas visões religiosas tem traços diretos de Maimônides.O interesse de Newton por Maimônides é documentado. Possuia em sua biblioteca obras de Maimônides em latim e centenas de anotações que o citam.De acordo com Newton, contrário a idéia de Spinoza, D'us é transcendente ao Universo, e que, D'us é o Ser necessário. Como Maimônides, Newton rejeita a atribuição de percepções ou ações humanas em D'us. D'us percebe as coisas não da mesma maneira que os homens as percebem. Ambos é impossível o conhecimento direto de D'us, mas sim de forma indireta, através de Suas obras.


--


Fortemente anticatólico, Newton associava a Igreja à promoção de práticas vistas por ele como demoníacas, como a adoração dos santos, bem como à perseguição dos verdadeiros cristãos. Para ele, a Igreja Católica também pode ser identificada com a Besta do Apocalipse, representada pelo número 666. Em seus cálculos, Newton dá a entender que o fim do mundo viria após a reconstrução do templo de Jerusalém, em torno do ano 2400 -- mas se abstém de apontar um ano específico.


fontes: aqui e aqui


Hoje fizemos progresso.

Um comentário:

  1. Parece que gosta dele tanto quanto eu.... outro cara que eu gosto muito é Leonardo da Vinci.....

    ResponderExcluir