domingo, 18 de setembro de 2011

Teoria da Felicidade Absoluta

Em todo lugar existe felicidade.
Desde o barraco mais pobre, até o iate mais luxuoso...
Onde se olha podemos ver um sorriso... Pode ser em um rosto imundo, ou num rosto de 30 anos, que na verdade tem bem mais que o dobro.

A felicidade mora em muitos lugares e em muitas açoes.
Num simples "Bom dia", numa simples brisa ou numa simples xicara de café...
Sao nessas pequenas coisas que ganhamos nosso dia.
Certo?

ERRADO!
Você pode até ganhar seu dia com uma xícara de café, mas eu... Eu não ganho dias, eu os perco.
Encontro minha felicidade fazendo os outros ficarem felizes, mas isso não me basta...
Não quero picos de felicidade ao fazer meus amigos rirem ou ao dar orgulho aos meus pais (como se eu desse algum...), nao quero ficar feliz por alguns instantes... Nao me contento.

Com isso, me questionei se a Felicidade Absoluta existe ou não.
Passei um bom tempo pensando nisso e cheguei a uma teoria: Felicidade significa acreditar em mentiras.

Vou explicar...
O mundo é feito de mentiras.
Desde o governo até a informaçao nutricional da bolacha que voce estava comendo essa semana.
Tudo... Tudo é mentira.
Somos apenas marionetes nas mãos de outros... Nao temos ideia de nada que acontece nesse mundo...
Se voce acha que sabe de alguma coisa assistindo documentarios sobre teoria da conspiraçao... Eh meu amigo... Voce é um idiota.

Mas enfim... Vou dar um exemplo mais prático...
Vamos supor que voce seja meu professor.
Na sua faculdade, havia um professor que na epoca em que ELE fez faculdade, colava em todas as provas e no final de tudo, comprou o proprio diploma.

Com isso, ele nao era seu professor de verdade.
Portanto VOCE nao é professor de verdade, porque seu mestre era um Zé ninguém.

Portanto EU nunca vou terminar o Ensino Médio de verdade, porque meu professor foi ensinado por um cara que nao era professor de verdade.

Mas nunca ninguém vai saber que SEU professor comprou o diploma dele...
Com isso, voce vive na mentira; e me fez entrar na mesma mentira.

Entendem?
Uma única mentira nao envolve apenas o mentiroso... Ela envolve o mundo todo.
Porque, vamos supor que meus filhos venham a ganhar o Oscar, e no agradecimento, eles digam que a profissao da mãe os influenciou.
E na futura geraçao, os proximos gabhadores agradeçam aos meus filhos...

Mas se meu professor nao era prf, eu nunca terminei o colegial! como posso ter uma profissao?

MAS... Se acreditarmos nas mentiras, tudo fará sentido.
Voce terá tido um prf,
eu terei tido um prf,
terei uma profissao,
e meus folhos vao ter se inspirado nisso,
o mundo tera se inspirado nos meus filhos...
- e todos terminam felizes.

E é aí que mora a Felicidade Absoluta: Nas mentiras.

Mas... Existem pessoas que se recusam a acreditar nas mentiras, e com isso, nao sao felizes.
Pessoas como eu, neste caso.

E como pessoas como eu encontram a felicidade?
Criamos nossas proprias mentiras.

Aprendi a mentir tão bem para alegrar as pessoas, que resolvi testar em mim.
Contei uma mentira pra mim...
Defendi essa mentira com tudo o que tenho... E esse é o principio basico da Felicidade Absoluta.

POREM...  como eu sou a criadora da mentira, as vezes espio o mundo real... Só pra ver como o mundo está mais podre que ontem...
E entao tenho meus picos de tristeza...
Vou desabafar com minha Consigliere, com o blog ou com meu caderno...
Nao espero que nenhum dos tres me entenda ou que dêm uma soluçao...
Os tres tem o mesmo dom do silencio... De acatar minhas palavras e simplesmente ouvir...

Eu perdi a linha de raciocinio '-'
Ah... Sim...
Felicidade Absoluta existe ou nao?

Sim, ela existe para pessoas normais.
Mas para quem busca a verdade incansavelmente... Não.  Para essas pessoas existem apenas picos de felicidade, e nada mais.

Mas... Animem-se!
Em suas noites mais escuras, eu serei a Lua.
Em seus dias mais claros, serei sua lata gelada de coca cola.
xD

Vou estar aqui, alimentando minha felicidade ao ver que causei um sorriso.

Ah... Fala serio! Eu sou louca... Só pode.

(Ainda to sem pc)
Hoje fizemos progresso.

10 comentários:

  1. Acho que não existe felicidade absoluta. Nem as mentiras que fazem a felicidade absoluta. No fundo todo mundo tem uma certa percepção das mentiras em volta.
    Pra mim, felicidade é como a fome. Você não tem fome o tempo todo, nem é feliz o tempo todo. Tem é que ter coisas que saciem essa necessidade de ser feliz. Mentiras, verdades, de que importam se no fim todo mundo acaba fazendo e acreditando no quer?
    Abraço Gabi
    Nem sei se esse comentário fez algum sentido...

    ResponderExcluir
  2. Bom não sei sevc sabe mas a verdade absoluta é a Bíblia, nós somos pessoas tentando acertar. E a mentira reina....

    Abraço amada

    ResponderExcluir
  3. O comentario da aclim é a prova de que a felicidade mora nas grandes mentiras.

    ResponderExcluir
  4. Gabi amada...felicidade não existe, foi isso que quiz dizer. Sérião...existem momentos de alegria e fases de paz alternando com fases de tormento. A Bíblia traz a palavra de verdade nestes dias (atuais, contemporãneos)tumultuados.

    Abraço querida

    ResponderExcluir
  5. Ah sim e vc está certa sobre muitos viverem felizes no engano mas a verdade mostra a mentira e traz conflito...é a vida é complicada mesmo.... neh não?

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi você segue o mentes mediocres pensam igual agora estou em http://menteinterrompida.blogspot.com/ Abraço

    ResponderExcluir
  7. Cara depois que eu li isso fiquei tipo me sentido no Show de Truman

    ResponderExcluir
  8. Gabi adorei sua filosofia de felicidade é muito boa mesmo, me sinto da mesma forma principalmente em alguns momentos me achando um pouco louca também (agora somos duas), pensando em sertãs coisas com relação à felicidade absoluta, verdadeira ou constante realmente existir. Bom sei que esta tão desejada felicidade de fato não de o ar na graça para mim, pois a somente momentos felizes, cabendo- se a nós se conformarmos com eles ou não,pois ninguém consegue absorve-los a todo tempo. E para finalizar compartilho da idéia de que as mentiras realmente manipulam os sentimentos para que sejam poupados da tristeza deste mundo insano.
    Espero compartilhar mais idéias com você, um abraço....

    ResponderExcluir
  9. Sim existe a felicidade plena/absoluta, mas é algo mais difícil do que ser milionário, bilionário, ganhar na mega sena, se tornar um astro de tv, jogador de futebol. Porque este tipo de felicidade esta relacionada ao comprimento de seus objetivos em todas as áreas de nossa vida, não é apenas realizar seus desejos profissionais ou sentimentais ou pessoais, é você alcançar o seu objetivo em todos eles. É muito mais relacionada a cabeça do ser humano do que as imagens de felicidade que o "mundo" tenta nos passar. Em primeiro lugar, temos que ter a noção que nada é perfeito, nem Deus é totalmente perfeito, pois se fosse não viveríamos em um mundo tão escroto quanto o nosso. Acredito em Deus sim, mas viveríamos em um lugar onde há fome, miséria, guerra, insensibilidade, manipulação, intrigas, fofocas, decepções e outras tantas coisas ruins se Deus fosse perfeito? Enfim...
    Digo isso porque se queremos alcançar a felicidade plena/absoluta a primeira coisa a pensar é que nada será tão perfeito assim, nem no emprego dos seus sonhos, nem no seu relacionamento com o amor de sua vida, nem na sua visão de uma família ideal, nem morando no lugar dos seus sonhos. Pois somos humanos e erramos o tempo todo e a primeira coisa a se fazer e não é fácil, é abrir o nosso coração e saber que vamos lidar com essas situações durante nossa vida. Vamos ter que perdoar, reconhecer as características ruins em uma pessoa e aceitar isso (pois também temos as nossas características ruins), saber lidar com situações difíceis que nossos entes queridos estão atravessando e ajudar de boa vontade. Não estou dizendo que devemos deixar que as pessoas façam coisas ruins que causam danos com a gente e esquecer, quando alguém quer o nosso mal, temos que nos afastar dessa pessoa sim e isso também faz parte da busca da felicidade, pois não podemos estar felizes se convivemos com pessoas que querem o nosso mal. Outra coisa importante para a busca da felicidade e é pra mim o mais difícil de todas as coisas desde o inicio da minha busca é a sua opinião sobre o que as pessoas pensam sobre a sua imagem. Pausa para fumar... Então... Muitas pessoas hoje tentam passar uma imagem de algo que não são para causar essa impressão de que esta em momento de felicidade para os outros. Status no facebook, foto no grupo do whatsapp tentando passar para os outros um momento "foda", mas esta infeliz por dentro. Exemplo: Eu conheço essa pessoa, esta pessoa é do nosso grupo de amizade. Fomos para o bar com o grupo, esta pessoa já sentou numa posição de isolamento e não conversava com ninguém. Chegava uma bebida, foto no celular. Chegava um petisco, foto no celular. Mandava a foto para o nosso grupo do whatsapp, postava no facebook e não interagia com absolutamente ninguém na mesa. Qual a objetivo desta pessoa? É aparentar algo que não é. Pois então o que eu quero dizer é o seguinte, o que devemos fazer para buscar a felicidade plena é cagar para a opinião dos outros sobre nós, porque esse tipo de pessoa não se importa com você. É exatamente o tipo de pessoa que vai fazer de tudo para enxergar que há de pior em você e fará questão de fazer falar com todas as pessoas a seu respeito. Se você conhece esse tipo de pessoa ou esta em um grupo onde há intrigas, fofocas, a melhor coisa a se fazer é se afastar, esse tipo de convívio negativo só faz mal a cabeça do ser humano. Procure pessoas em que você confia, conhecem suas características ruins e mesmo assim gostam de você!
    Pra finalizar, só conseguiremos alcançar a nossa felicidade plena se primeiro, alcançarmos nossos objetivos e também tendo uma noção de realidade sobre que nada é tão perfeito assim. Devemos também nos desligar sobre a opinião dos outros e sempre estar com o coração aberto aos erros das pessoas que gostamos perdoando de verdade. Essa é a minha visão resumida de felicidade plena/absoluta e estou nessa busca há um bom tempo, sei que não vai ser fácil, mas se alcançada com certeza irá valer o esforço. Espero ter contribuído para esta discussão.

    ResponderExcluir
  10. ter ter ter ter ter "FELICIDADE"VERBO "EU"SER SER SER SER.😭😂❤

    ResponderExcluir