quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

(In) Justiça

Pra quem não sabe:

injustiça 
s. f.
1. Falta de justiça.
2. Acto! oposto à justiça.

justiça 
(latim justitia, -ae, conformidade com o direito, equidade, bondade)

s. f.
1. Prática e exercício do que é de direito.
2. Conformidade com o direito.
3. Direito.
4. Rectidão!.
5. Magistrados e outros indivíduos do foro.
6. Poder judicial.
7. Lei penal.
8. Punição jurídica.
9. Uma das quatro virtudes cardeais.
de justiçajusto; merecido.
fazer justiçaobrar ou julgar segundo o que é justo.



A Justiça é uma coisa que não existe de verdade. A justiça foi criada para que as pessoas pensem que estão sendo 'vingadas' e para que não comentam erros com tanta frequencia.
Você não rouba uma Ferrari porque tem medo da Justiça.

Esse foi o assunto da aula de Filosofia hoje.
Aulas de Filosofia me fazem mal, é sério.
Pensei nisso um tempo, depois esqueci..

Fui na casa da Tami assistir um filme (obs: minha mãe JÁ TINHA permitido). Deu 4 hs e minha mãe me liga perguntando onde eu tô e por que eu não voltei. ¬¬
Quando terminou o filme, corri pra casa e encontrei o ser humano que chamo de mãe com aquela cara de "ONDE VOCÊ ESTAVA?"

Bom.. Ela ficou uns 15 minutos falando sem parar. Eu me contive, a unica palavra que disse foi: "Injusto." Apenas uma vez, em som baixo e olhando-a nos olhos. Afinal, ela havia deixado que eu fosse assistir o filme!
Mas esse só foi o fato que me levou a pensar mais na aula de filosofia e sobre o assunto debatido. Mãe geralmente É injusta, então, não fiz o post pela bronca. Fiz pelas minhas conclusões pós-bronca.

A justiça não existe, como estava dizendo..
Você só diz que algo é justo por medo.
Medo do juiz, da cadeia e do inferno.

A Justiça não é nada mais do que a Igreja na Idade Média.
Só serve para por medo nas pessoas, mas não cumpre sua proposta.
A Justiça é cega, e sempre favorece alguém.
Quando esse alguém é você, "tudo bem, foi justo"
Se favorece o outro, "Isso não é justo!"
hipócritas...

Justiça é uma metáfora.
É algo como Deus e o Demônio.
Não existe de fato.
São histórinhas que te contam quando você é criança. Você cresce com essa idéia na cabeça, remoendo-se de curiosidade para ver a verdadeira face da Justiça. E agora eu me pergunto, onde está a Justiça?

Nos tribunais? Onde um assassino fica em liberdade?
Nas cadeias? Onde se fica 3 meses e então é liberado?
Nas igrejas? Não preciso falar nada sobre a relação padre-coroinha, preciso?
Na sua casa? Onde você leva bronca por ter AVISADO que ia na casa da amiga ver um filme?
Na rua? Onde você leva um tiro só porque não tinha dinheiro pra dar pro drogado?
Então... ONDE?

Se houver alguma Justiça, não vai ser nessa vida, nesse mundo... SE a Justiça aparecer algum dia, vai ser no dia em que morrermos. (não estou dizendo que essa justiça acontecerá de fato. Afinal, quem sou eu pra ter certeza de alguma coisa?)

O mundo não é justo.
Você não é justo.
Eu não sou justa.
A vida não é justa.

Fazemos um monte de coisa boa para alguém, e esse alguém não faz nada por nós.
Fazemos várias coisas boas para a natureza, e você se afoga na enchente.
Fazemos um monte de coisa boa para um professor, e o desgraçado não te dá o 0,05 que faltava na sua nota. (Atenção: Não é 0,5. É 0,05! Experiência própria.)

Aí tem o outro lado da moeda..

Fazemos um monte de maldade com o nerd da sala, e o que ganhamos é uma dor de barriga de tanto rir.
Fazemos um monte de maldade com aquele novato, e acabamos rindo muito.
Fazemos vários 'descontos' em lojas, e acabamos por ganhar vááários centavos (as vezes reais) de bonus.
Fazemos vários rolos, enganando as pessoas.. "Te pago amanhã!" e ganhamos dinheiro com isso.
Fazemos tantas coisas más.. Tantas coisas que paramos e dizemos: "Nossa.. não deveriamos estar fazendo isso" e ainda assim, nos damos bem!

Não vem me falar que "um dia você vai se dar mal" porque isso é frase marcada.
E também não vem me falar que isso é coisa da minha cabeça e que não faz o menor sentido. Posso estar errada, mas... Faz algum sentido. Pense nisso.

Pense nos fatos históricos. Foram justos?
Pense nos seus traumas. Foram justos?
Pense em coisas que te contaram... Foi justo?
pense no que você fez... Foi justo?
Foi REALMENTE justo?
Ou foi justo só pra você, enquanto o outro se ferrou?




A Justiça é uma mentira que você aceita.
Mas não te culpo.
Você aceita, porque se pensar que a Justiça não existe, vai fazer o que quiser, quando quiser. E quando fizerem coisas ruins com você, não vai ter ninguém para te vingar. Com isso, vai se vingar com as próprias mãos. Consequentemente, vamos causar o caos no mundo, aniquilando a humanidade em poucos dias.


Pessoas roubam, matam, estupram, traficam... e não são presas.
Um pai de família sem escolaridade, rouba uma maçã na feira, acaba preso por anos!


Isso é justo?


Hoje fizemos progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário