quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pessoas...

Pessoas são muito complicadas.

Um tempo atrás tinha um cego desejo de entendê-las.
Entender seus medos, seus conflitos, seus amores... tudo.

Passei um bom tempo observando-as.
Sem nada dizer, sem nada fazer... Apenas observando-as.
Querendo entender.

E quando eu achava que começava a entender, pronto... De volta à estaca zero.
Quando eu começava a entender o motivo dos seus problemas, o que levou a isso ou a aquilo... tudo ia por água abaixo.

Fiquei nesse marasmo um bom tempo.

Um dia resolvi falar a uma pessoa: "Quero te entender"
A pessoa não me deu uma boa resposta, e eu continuei na mesma.
Perguntei a mais pessoas...
Nenhuma soube me explicar.
Então pensei que, se talvez eu me especializasse em entender UMA pessoa, talvez conseguisse.

Não consegui. Escolhi uma pessoa muito complicada.
Tentei outra, menos complicada... Também não consegui.
Não desisti. Tentei mais algumas...
E não consegui entender nenhuma delas.


Voltei a olhar a humanidade como um todo.
Enquanto um joga dinheiro pela janela, outro morre de fome.
Enquanto um reclama da vida porque a unha quebrou, o outro nem reclama e vive num lixão.
Enquanto tem um monte de banda boa por aí, vem essa molecada gostar de Restart. (molecada sim!)
Enquanto tem gente morrendo de sede no nordeste, tem gente morrendo afogada na maior metopole da america latina devido à enchente!
Enquanto tem gente lutando pra viver, tem outros fabricando armas nucleares.
Enquanto você lê isso, pessoas estão sendo sequestradas, torturadas... Guerras acontecendo, conspirações...
Enquanto nós perdemos tempo na net, o mundo está na mãos de outros.

Pessoas... O que são?

Somos humanos.
Somos muitos.
Somos crueis.
Somos desiguais.
Somos imprevisíveis.
Somos hipócritas.
Somos deploráveis.
Somos o topo da evolução na terra.
Somos o topo da cadeia alimentar.
Somos lindos.
Somos felizes.
Somos idiotas.
Somos contraditórios.
Somos mentirosos.
Somos mentiras.
Somos o que quisermos.
Somos o que os outros querem.
Somos um conjunto, uma sociedade.
Somos únicos.
Somos simplesmente humanos.



Deixei de tentar entender.
Talvez pessoas não precisam ser entendidas...
Precisem apenas ser questionadas.
Talvez pessoas sejam simplesmente perguntas sem respostas.



Se não consigo [em muitos momentos] entender a mim mesma, como vou entender os outros?

A humanidade não merece que eu fique tentando entender o que se passa em suas cabecinhas.
Isso seria uma realização pessoal, mas... Vou partir pra outra.
Se as pessoas não me entendem, por que vou tentar entender as pessoas?

Se um dia eu conseguir entender um único ser humano, tenho que antes entender a mim mesma.
Enquanto isso, permaneço no meu mundinho.
Estou cansada da sociedade e sua hipocrisia.
Fechada, trancada a sete chaves por mim mesma.
A sociedade é muito perigosa para nos abrirmos para ela.
Cansei de esperar coisas boas de pessoas ruins.
A sociedade não merece que pessoas como eu (modéstia parte) seja só mais uma lá no meio.
A sociedade precisa ter entendida, ouvida e consolada.
Mas enquanto ninguém faz isso, prefiro continuar a evitar o mundo e as pessoas de fora.
Prefiro assim...

A solidão me cai bem.


Hoje fizemos progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário