terça-feira, 28 de setembro de 2010

Livrarias, me aguardem!



Eu estava lendo Dom Casmurro esses dias e lembrei do Blog.


Sabe porque? ^^

A história é contada na primeira pessoa (Eu)
e tem um pedaço que ele diz: "Meu caro leitor..."
Lembrei de como me reporto à voces.


A cada dia eu acho que tenho mais futuro na área literaria.


Aprendi esses dias que numa redação (ou qualquer outra narrativa) existem tres tipos (que eu não lembro nome) de contar a história.
Um é dizer o que o personagem diz da seguinte maneira:
Joãozinho disse ao diretor: "Oi". Ele estava com medo..

A outra maneira é:
Joãozinho disse ao diretor com medo:
-Oi

E a maneira usada pelos grandes escritores é:
Oi. Estava com medo, mas prosseguiu no dialogo com o diretor.

Eu achei a terceira maneira muito estranha... o leitor provavelmente não saberia quando o personagem está falando, pensando, agindo... seria confuso! E fiquei pensando nisso durante um bom tempo, afinal, se Os Grandes escritores fazem assim.... deve ser muito melhor e muito mais complicado, pois o leitor tem que entender! 
Depois de uns dias eu esqueci disso. Fui ler uma de minhas histórias e me orgulhei: Eu uso a terceira maneira sem perceber.
O professor não explicou o negócio certo, por isso que eu não entendi!
Ele até explicou certo, né.... eu que não peguei o fio da meada.
É o seguinte:

"[...] Ele deixou o esconderijo. Meu Deus! Haviam cerca de cem pessoas na frente de sua casa. o que estavam fazendo ali?! Tinha de correr, tinha que escapar... fechou a porta e ligou para a policia [...]"

Fiquei muito feliz... sério...
eu faço uma coisa que nem sabia que fazia. 

Como pode, caro leitor?! (como já diria Machado de Assis)
Será que daqui alguns anos voces vão ver meus livros nas bibliotecas?
Será que voces vão comprar?
Será que vão gostar?
Será que vão lembrar quem sou eu?


Ou será que vou fazer meus 18 anos e esquecer desse meu dom?
Será que vou continuar assim até ficar mais velha?
Será que eu não vou simplesmente... abandonar tudo isso?




Mas se depender de como eu sou Hoje, 
as livrarias vão ter que arrumar um bom espaço para minhas criaçoes.
Se depender de como eu sou Hoje, 
todas as linhas escritas, todas as linhas lidas, todas as idéias absorvidas e expostas... todas elas vão servir de algo.
Eu já perdi muito tempo na frente de livros e do word...
já optei a ler um livro do que cair na piscina;
já optei por ficar no quarto do hotel escrevendo/lendo do que ir fazer uma caminhada num lugar lindo..
já optei por ficar em casa escrevendo do que visitar meus parentes...
etc.




Sabe de uma coisa? 
Tenho medo de abandonar esse sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário